O Sarmat (Satã, em tradução literal), o mais novo míssil balístico intercontinental da Rússia baseado em terra, estará à disposição das forças russas no segundo semestre, disse o presidente Vladimir Putin nesta terça-feira, 21. A nova arma carrega várias ogivas nucleares.
“Testes bem-sucedidos do míssil balístico intercontinental pesado Sarmat foram realizados. Está planejado que o primeiro conjunto desse tipo esteja em serviço de combate ainda no decorrer de 2022”, disse Putin em uma reunião com militares graduados.
A Roscosmos planeja construir um total de 46 mísseis Sarmat para as necessidades dos militares russos. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o Satã é capaz de atingir alvos a longas distâncias, inclusive toda a Europa e os Estados Unidos, usando várias trajetórias de voo e com a garantia de superar quaisquer sistemas de defesa antimísseis.
Os militares russos realizaram o primeiro teste de lançamento de um míssil Sarmat no dia 20 de abril. O sistema visa trocar os sistemas de mísseis RS-20 Voevoda. Para analistas militares, o anúncio de Putin foi um recado claro ao Ocidente, que insiste em armar a Ucrânia com armamentos pesados.