Quadro eleitoral está traçado nos Estados e pouca coisa vai mudar
Publicado
emFaltando apenas duas semanas para as eleições (5 de outubro), o quadro eleitoral nos estados está praticamente definido quanto à escolha dos futuros governadores e senadores. As recentes pesquisas Datafolha e IBOPE revelam:
SÃO PAULO – Geraldo Alckmin (PSDB) caminha para uma reeleição ainda no primeiro turno. Ele tem 49% das intenções de voto, contra 22% de Paulo Skaff (PMDB) e 9% de Alexandre Padilha (PT). Para o Senado, José Serra (PSDB) aparece com 33% contra 27% do senador Eduardo Suplicy (PT) e 7% do ex –prefeito Gilberto Kassab (PSD).
RIO DE JANEIRO – O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o deputado Anthony Garotinho (PR) estão empatados, com 25% cada um da preferência do eleitorado. No segundo turno, segundo as pesquisas, sairá vencedor o governador Pezão. Em terceiro lugar aparece Crivela (PRP), com 19% e, em quarto lugar, o senador Lindbergh Farias (PT), com 12%. Na disputa para o Senado, o vencedor deverá ser o ex –jogador de futebol e hoje deputado federal Romário. Ele tem 38%, contra 22% do ex –prefeito Cesar Maia.
PARANÁ – O governador Beto Richa (PSDB), com 44% abriu 16 pontos sobre o candidato do PMDB, o senador Roberto Requião (28%). A candidata do PT, senadora Gleisi Hoffmann aparece com apenas 10% da preferência dos eleitores. Para o Senado, o senador Alvaro Dias (PSDB) está praticamente reeleito, com 57%. O segundo colocado, Ricardo Gomyde (PC do B), 14%.
RIO GRANDE DO SUL – As pesquisas da semana passada revelam: senadora Ana Amélia Lemos (PP), 37%; governador Tarso Genro (PT) , 28%. Num eventual segundo turno, Ana Amélia se elegeria governadora do Rio Grande do Sul com 49%, contra 36% de Tarso Genro. Na corrida para o Senado, o ex –governador Olivio Dutra (PT) e o jornalista Lesier Martins (PDT) estão empatados em 27%. O senador Pedro Simon (PMDB), que decidiu entrar nessa disputa na semana passada, aparece nas pesquisas com 16%.
MINAS GERAIS – O candidato do PT, ex –ministro Fernando Pimentel lidera a corrida para governador com 43%, enquanto o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, aparece com 23%. Num eventual segundo turno, Fernando Pimentel seria eleito governador de Minas Gerais, com 42% dos votos, contra 29% do tucano Pimenta da Veiga. Para o Senado, o ex –governador Antonio Anastásia (PSDB) aparece com 44%, enquanto o candidato do PMDB, o empresário Josué Gomes da Silva, apoiado pelo PT, tem 16%.
CEARÁ – As últimas pesquisas mostram que o candidato do PMDB, senador Eunicio Oliveira, lidera a corrida para governador, com 42%, na frente do candidato do PT, deputado estadual Camilo Santoro, com 34%. Num eventual segundo turno, a vitória seria do senador peemedebista, que apoia para o Senado o tucano Tasso Jereissati, que está praticamente eleito dada sua vantagem (55%) em relação aos demais candidatos.
MATO GROSSO DO SUL – O senador Delcidio Amaral, do PT, lidera as pesquisas nas eleições para governador desse Estado, com 39%. O Segundo colocado é o candidato do PMDB, deputado Nelson Trad, com 20% das intenções de voto. Para o Senado, lidera as pesquisas a vice –governadora Simone Tebet (PMDB), com 34%, contra 24% do ex –prefeito de Campo Grande Alaides Bernal (PP). O candidato do PT, o médico Ricardo Ayache, está em terceiro lugar, com 6%.
DISTRITO FEDERAL – Com o registro de sua candidatura a governador do Distrito Federal negado pelo Tribunal Superior Eleitoral por ser considerado ficha suja, José Roberto Arruda renunciou às suas pretensões, no sábado último, desistindo, também, do recurso ao Supremo Tribunal Federal. Para substituí–lo, Arruda indicou como candidato o seu companheiro de chapa, o ex –deputado federal e médico Jofran Frejat (PR), que terá como vice a sua esposa, Flávia Peres Arruda. Arruda liderava as pesquisas com 36%, contra 16% do atual governador Agnelo Queiroz. A situação eleitoral agora mudou e só as pesquisas deste final de semana vão definir o novo cenário eleitoral do Distrito Federal. Para o Senado as pesquisas apontam como senador eleito o deputado Antonio Reguffe (PDT), com 35%, contra 18% do candidato do PT deputado Geraldo Magela e 10% do atual senador Gin Argello (PTB).
ACRE – O PT caminha para, pela quinta vez consecutiva, ganhar a eleição no Acre já no primeiro turno. O governador Tião Viana possui 48% das intenções de voto, e, em segundo lugar, com 18%, o candidato do DEM, Tião Bocalom, vindo em terceiro o candidato do PSDB, deputado Márcio Bittar, com 17%.
AMAZONAS – O senador Eduardo Braga (PMDB) tem 48% e o governador José Melo (PSD), 35%. Para o Senado, o ex –governador Omar Aziz (PSD) lidera as pesquisas com 56%, contra o deputado Praciano (PT), com 13%.
AMAPÁ – Waldez (PDT), com 40%, tem grandes possibilidades de ser eleito no primeiro turno. O segundo colocado, Lucas Barreto, do PSD, aparece com 15%. Para o Senado as pesquisas revelam: Gilvam ( PMDB), 31%; Davi Alcolumbre (DEM), 20% e Dora Nascimento (PT), 5%.
RONDÔNIA – Para governador do Estado as pesquisas revelam: Expedito Junior (PSDB), 32,3%; Confucio Moura (PMDB), 18,7%, e Juliana Cassol (PR), 14,5% Para o Senado: Acir Gugarcz (PDT), 26%, Ivone Cassol (PP), 25% e Moreira Mendes (PSD), 17%.
MARANHÃO – Flávio Dino, ex-presidente da EMBRATUR, caminha para uma eleição tranquila ainda no primeiro turno. Ele tem 56%, contra 24,1% do senador Lobão filho(PCDB), apresentado por José Sarney e apoiado pelo PT, Para o Senado, Roberto Rocha (PSB), com 30,1% lidera as pesquisas, na frente de Gastão Vieira (PMDB).
MATO GROSSO – Pedro Taques (PDT), com 43%, lidera a corrida para governador desse Estado, enquanto o 2º colocado, Lúdio Cabral, (PT) tem 16%. Para o Senado, Wellington Fagundes (PR) tem 29%, contra 24% de Rogério Salles (PSDB).
PIAUÍ- O senador Welligton Dias (PT) aparece com 44,33% das intenções de voto, Zé Filho (PMDB) vem em segundo lugar com 34,84%, seguido por Mão Santa (PSC), com 6,0%. Para o Senado, o ex-governador Wilson Martins (PSB) está na frente com 46,18% contra 39,45% de Elmano Ferrer (PTB).
PERNAMBUCO – O candidato do PSB ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara, tem 38%, contra 32% do senador Armando Monteiro (PTB), que é apoiado pelo PT. Para o Senado, o candidato do PT, deputado João Paulo, aparece nas pesquisas com 32%, contra 27% de Fernando Bezerra Coelho (PSB).
RIO GRANDE DO NORTE – O deputado Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, com 46%, lidera as pesquisas para governador do Estado, contra 31% de Robinson Faria (PSD). Na disputa do Senado, Fátima (PT) aparece na frente com 38%, vindo em segundo lugar Vilma Marina de Faria (PSB), com 32%.
ALAGOAS – O deputado Renan (PMDB), filho do presidente do Senado, Renan Calheiros, lidera as pesquisas para governador, com 43%. Em segundo lugar aparece o senador Benedito de Lira (PP), com 26%. Na disputa pelo Senado, o senador e ex–presidente Fernando Collor (PTB) lidera com 41%, seguido pela ex–senadora Heloisa Helena (PSOL), que tem 24%.
Cláudio Coletti