Casa arrumada
Quadros ganham mais espaço, mas a combinação…
Publicado
emCarolina Paiva
No momento que começamos a planejar a decoração de um local, pensamos em todos os elementos que irão compor o ambiente, são móveis, eletrônicos e, claro, as obras de arte, que dão aquele charme a mais a qualquer estilo. Uma das opções mais utilizadas para finalizar a decoração, são os quadros, mas muitas pessoas têm dificuldade de encaixá-los no espaço disponível e acabam desistindo de investir nestes itens.
São vários tipos de quadros , com tamanhos, estilos e cores variados, decidir qual o mais adequado a sua casa e decoração, não é uma tarefa fácil. Porém separamos algumas dicas de como combinar os quadros na decoração.
Posição
É fundamental que a organização dos quadros respeite o tamanho do ambiente, da parede e a disposição dos móveis, tenha bom senso na disposição dos quadros. Para aqueles que não querem arriscar, existem algumas regras básicas, como: pendurar os quadros de forma que seu centro fique a 1,60 do chão, facilitando a visualização tanto para pessoas altas, quanto as mais baixinhas; sempre que colocado acima de um sofá deve estar ao menos 20 cm mais alto que o encosto para não atrapalhar o conforto de quem está sentado; em cima da cama este espaço também deve ser respeitado ao fim da cabeceira. Uma boa alternativa para não errar a posição adequada dos quadros, é cortar papéis no formato da moldura e simular como ficaria o quadro naquele espaço, aproveite e já coloque uma fita adesiva no local onde a parede será perfurada para fixação do quadro, assim não terá erro.
Tamanho
Qual o tamanho adequado do quadro? Você deve escolher um quadro ou uma combinação deles que fique proporcional ao tamanho do espaço disponível para sua fixação. Uma parede grande com um quadro pequeno não fica bem, mas que tal uma combinação deles? O mesmo vale para uma parede pequena com um quadro grande demais, o resultado será desproporcional. Também é preciso ficar atento que os quadros pequenos permitam a aproximação de interessados nos detalhes da obra.
Combinação
A temática do quadro deve ter alguma relação com o ambiente em que está inserido e entre eles, caso haja mais de um no mesmo cômodo. Neste caso, respeite a individualidade de cada obra e não os deixe tão próximos. Quanto ao estilo de molduras e tamanho dos quadros, seja criativo e os combine da forma que achar mais adequado.
Ambientes
Hall de entrada: você pode optar por colocar apenas um quadro grande nesse ambiente, valorizando-o, ou ainda criar uma composição com quadros menores. Corredores: como serão vistos de perto, opte por quadros pequenos. Porém é importante ter a consciência que quadros neste local farão com que os visitantes parem para vê-los, se não quiser que isso aconteça, opte por outras peças de decoração. Sala de jantar ou estar: neste ambiente é importante que o quadro respeite o restante da decoração, se ela for mais clássica, imagens de pessoas ou paisagens são mais indicadas. Porém em ambientes modernos, figuras abstratas são ideais. Quarto de adultos ou casal: o quadro ou a composição de vários deles deve preencher toda a extensão da cabeceira da cama Quarto de crianças e adolescentes: quadros temáticos, coloridos e mais descontraídos, se encaixam melhor na decoração deste tipo de ambiente. É possível criar também combinações mais despojadas com molduras e cores diferentes.