Notibras

Quando ela vem deixa molhar que faz sorrir

Chuvas isoladas no final da tarde desta quarta, 25, deixaram regiões do Distrito Federal mais molhadas do que o leito do Lago Paranoá. O fim da longa estiagem de quase quatro meses – exatos 113 dias – contribuiu para reduzir o calor e aumentar a umidade relativa do ar.

Já não era sem tempo, mesmo com os meteorologistas dizendo que a temporada de chuva não chegou de vez. Nuvens negras podem reaparecer no decorrer desta quinta até sábado. Mas no domingo o Sol volta a brilhar com força e serão necessários mais seis ou oito dias para que a chuva volte definitivamente.

Na semana passada chegou a ser declarado estado de emergência em Brasília. Na ocasião, a umidade relativa do ar ficou em torno de 10% – semelhante ao deserto do Saara.

A Secretaria de Segurança Pública alertou a população para que fique atenta ao sistema de alerta de desastres da Defesa Civil. O sistema orienta a população, por meio de mensagem de texto (SMS), quanto aos procedimentos que devem ser adotados em caso de risco de temporais, inundações, alagamentos e deslizamentos de terras, entre outras ocorrências.

Sair da versão mobile