– Nossa amigo, o que aconteceu com você? – pergunta espantado.
– Minha vida não anda nada bem. Meus planos não deram certo, não estou gostando do meu jeito de lidar com as coisas, não estou gostando de mim. Está difícil viver.
– Faz quanto tempo que não o vejo? Uns três meses? Você estava tão alegre, tão cheio de energia, com tantos sonhos. Acho que você está passando pelo inverno da alma.
– Não sei se estou passando pelo inverno da alma, mais parece mesmo é o inferno da alma.
– Posso dizer uma coisa que aprendi? Acho que tem tudo a ver com o que falou.
Ele balança a cabeça sinalizando que gostaria de ouvir. Seus olhos se fixam no olhar do amigo como se buscasse uma gota de esperança e seu coração bombeia as pulsações do momento nos círculos e circuitos internos.
– Aprendi que não importa que eu esteja em uma posição de grande status na sociedade, se eu não tiver amor pelo que sou e faço, estou morrendo.
Aprendi que se eu olhar a natureza ela vai me ensinar as lições dos ciclos: o nascer, preservar, nutrir, semear, morrer e se transformar.
Aprendi que se eu não der um tempo para mim mesmo e os meus sonhos, me sinto perdido.
Aprendi que fazer planos é bom, mas melhor ainda é saber lidar com os fracassos não como derrotas, mas como oportunidades de crescimento.
Aprendi que estar descontente comigo mesmo é um sinal de que estou mudando e que vem uma nova fase na espiral da minha vida.
Aprendi que céu e inferno esta naquilo que cultivo aqui dentro.
E aprendi que em qualquer desafio que eu esteja passando, sempre existe alguém que pode me inspirar com sua vivência de superação.
Amigo, o meu conselho é, procure alguém que já superou uma situação semelhante a que está passando.