Irrigação
Que tal um sensor para deixar o jardim sempre verde?
Publicado
emNair Assad, Edição
Quem tem um jardim em casa, cultiva orgânicos ou uma pequena hortaliça, sabe das vantagens e benefícios que o contato da natureza traz. Além de harmonizar o ambiente e ser uma atividade terapêutica, o contato com o solo fortalece o sistema imunológico.
Entretanto, esse pedacinho de terra requer cuidados especiais para que se mantenha florido, saudável ou dando os frutos esperados e uma das grandes dúvidas que tira o sono dos produtores é sobre irrigação. Em poucas quantidades, pode ressecar a raiz. Em excesso, também pode comprometer a produtividade, apodrecimento da raiz e carência de nutrientes, além disso, o descuido resulta em desperdício
Para ajudar esses pequenos produtores, algumasempresas desenvolvem e acreditam na tecnologia como meio de revitalização, sustentabilidade e eficiência. Para isso, lançam equipamentos que monitoram as condições do solo e fornecem as informações necessárias. O sistema é compatível com todas as plataformas e pode ser instalado tanto em tablets como celular. Para que se mantenha atualizado, basta estar conectado à internet.
Lawrence Boechat, um dos empresários do setor, explica que o objetivo é trazer, a partir de soluções já existentes no ramo de agricultura de precisão, formas de quantificação de cultivo para todos, em um produto acessível, didático e economicamente viável. “Queremos fornecer formas de controlar um jardim, uma horta ou até mesmo um simples vaso, com a mesma precisão de grandes agriculturas”, destaca.
O sensor é composto também de materiais recicláveis, resistente e livre de baterias. Além disso, fará bem ao planeta como consequência. “Queremos, com a iniciativa da Umisolo, disseminar conhecimento, quantificar a água do solo, principalmente e revitalizar a flora”, conclui Lawrence.