China
Queda de meteoro criou primeira cratera em pico terrestre
Publicado
emPesquisadores acabam de anunciar que os dois picos de montanhas na China – Front Baijifeng e Rear Baijifeng – foram essencialmente criados pelo impacto de um meteorito que caiu há centenas de milhões de anos, no Período Jurássico, tornando-se a primeira cratera confirmada no topo de uma montanha.
Os estudiosos do Centro de Pesquisa Avançada em Ciência e Tecnologia de Alta Pressão, em Xangai, “propuseram-se a descobrir” a história da origem das rochas conhecidas como “pedras celestiais” na montanha Baijifeng, localizada no nordeste da China, não muito longe da fronteira com a Coreia do Norte.
“Queremos descobrir a verdadeira história por trás deste acúmulo de fragmentos de rocha”, escreveu a equipe, liderada pelos pesquisadores Ming Chen e Ho-Kwang Mao. “Nossa investigação revelou pela primeira vez a presença de uma estrutura de impacto na montanha Baijifeng.”
Depois de examinar os fragmentos de rocha, descobriram que a sua composição consistia em arenito e granito, ambos contendo pequenos minerais de quartzo. Os autores encontraram então deformações específicas geralmente causadas por calor e pressão.
As deformações são “amplamente aceitas como evidência diagnóstica de metamorfismo de choque e estruturas de impacto terrestre”, escrevem os autores. Como tal, indica que vieram de um local de impacto de meteorito que se estende por cerca de 1.400 metros (4.600 pés) e formou os dois picos conhecidos como Front Baijifeng e Rear Baijifeng.
“Durante a formação de crateras de impacto”, escrevem os pesquisadores, “uma grande quantidade de rocha teria sido escavada e ejetada para formar esta nova estrutura geológica. A colisão teria mudado muito o terreno original do alvo, formando dois novos picos, a saber, Front Baijifeng e Rear Baijifeng.”
Os investigadores não têm a certeza de quando é que a cratera se formou, mas acreditam que o meteorito poderá ter atingido a montanha após o Período Jurássico – entre 150 milhões e 172 milhões de anos atrás. Mas de qualquer forma, eles terão que fazer mais testes para confirmar se um meteorito realmente foi o responsável pela mudança no formato da montanha.