Cerca de 30 produtores de queijos atendidos pela Emater se reuniram para debater e trocar informações e experiências sobre a qualificação do produto e o lançamento das propostas da Rota do Queijo e do Concurso Distrital de Queijos Artesanais.
Entre os assuntos discutidos, tiveram destaque a importância da qualidade do leite na produção de queijos, boas práticas de fabricação de queijos, princípios básicos da elaboração de queijos artesanais, o lançamento proposta da Rota do Queijo do DF e desafios do setor.
Além disso, a Emater apresentou o regulamento do concurso de queijo artesanal que a empresa vai promover no próximo ano. Finalizando o evento, houve a degustação de queijos produzidos pelos participantes, com amostras variadas, como queijo manta negra, queijo de cabra, queijo na capa de vinho tinto, chancliche, queijo frescal e maturado e outros.
“Este é um momento para os produtores se encontrarem, se conhecerem, trocarem experiências e receberem informações para que a fabricação de queijos no Distrito Federal cresça cada vez mais e cresça com qualidade”, avaliou a extensionista da equipe especializada em agroindústria da Emater, Milena Lima de Oliveira, uma das organizadoras do encontro de queijeiros.
O presidente da Emater, Cleison Duval, defendeu que o desenvolvimento do campo caminha junto da agroindustrialização rural e que a fabricação de queijos é uma área abrangente e que permite agregar valor, gerar emprego e renda.
“Tenho ido a várias regiões rurais do DF e descoberto queijos finos, de excepcional qualidade. Por outro lado, a cidade tem um mercado ávido por produtos qualificados e diferenciados. Portanto, é hora de unir uma ponta à outra, dando visibilidade aos nossos produtos, fortalecendo a cadeia e a nossa identidade enquanto produtores de excelentes queijos”, afirmou Cleison Duval.