A dois, que tal?
Queijos e vinhos esquentam as horas das noites frias
Publicado
emCarolina Paiva, Edição
Nesse friozinho, é muito gostoso reunir os amigos ou, até mesmo, planejar aquele encontro a dois, não é mesmo?
Você já pensou em fazer uma noite de queijos e vinhos na sua casa e chamar os amigos? A combinação do queijo com o vinho é um dos melhores encontros gastronômicos, sendo uma combinação harmônica e perfeita.
Pensando nisso, preparamos um guia prático para te ensinar a preparar uma noite especial para receber os amigos ou, quem sabe, planejar aquela noite romântica para dois.
Como preparar?
Quando se está preparando uma noite de queijos e vinhos, um dos primeiros passos é saber o número de convidados. A partir daí dá para definir melhor a quantidade de aperitivos que serão servidos.
A nossa sugestão é que sirva cerca de -250g de queijos por pessoa e por volta de 150g de acompanhamentos. Já para o vinho, o ideal é no mínimo 1 garrafa para a cada 2 pessoas.
Obviamente o queijo será o prato principal e o vinho o acompanhamento principal. Além dos queijos sirva pães, patês, frios e algumas frutas.
Se quiser deixar sua mesa ainda mais rica aposte nos caldos, que é uma ótima opção de prato quente.
Como escolher os queijos?
Como se trata de uma noite em que o queijo é atração gastronômica. O ideal é que você opte por servir no mínimo 6 tipos de queijo diferentes. Podemos classificar alguns tipos que não podem faltar na sua noite
Queijos fortes como: Gorgonzola e Roquefort. Escolha também queijos de texturas duras, como o parmesão e o Gruyere. É importante também os queijos de sabor suave como o Gouda e o queijo Emmental. E os cremosos como o Brie e Camembert.
Harmonização
Quando se trata em misturar esses dois alimentos, sabemos que o vinho certo pode fazer toda a diferença no sabor do queijo e vice-versa. Assim como os queijos os vinhos possuem uma inúmera variedade de sabores e por isso é preciso escolher o vinho ideal para que sua experiência gastronômica seja ainda melhor.
O queijo Brie, por exemplo, é recomendado para o consumo harmonioso com vinhos tintos frutados como Touraine, ou vinhos mais encorpados como o Bordeaux. Trata-se de um queijo de origem francesa que se caracteriza pela degradação enzimática
Já os queijos conhecidos como queijos azuis, como o queijo gorgonzola e o queijo Roquefort são reconhecidos por seu sabor intenso. Combina muito bem com vinhos doces. Tanto o vinho do Porto ou vinhos considerados de sobremesa.
Os queijos de classificação maturados como o queijo muçarela e o queijo provolone possuem uma textura elástica e resistente. Os vinhos de corpo leve ou médio são os mais indicados para a harmonização. Como se trata de um queijo com maior teor de gordura, um vinho de corpo leve ajuda na hora de equilibrar.
Enquanto os queijos levemente adocicados como o cheddar e o Gouda, harmonizam muito bem com vinhos leves, ácidos e frutados que limpam o paladar e equilibram a doçura.
Decoração
A decoração pode ser desde algo mais simples, á algo mais elaborado. O segredo é criar todo um ambiente mais intimista, mas ainda sim informal.
Outra dica também é usar várias tábuas de madeira, usando os queijos de sabor mais forte numa delas, os de sabor médio em outra e na terceira os mais suaves. Isto facilita os principiantes. Os queijos devem estar de preferência inteiros ou em pedaços grandes, sem encostar uns nos outros.