Notibras

Quem cuida bem dos olhos, tem visão para apreciar melhor as delícias das férias

Além das festividades, o início do ano sempre é celebrado como as férias tão esperadas. Depois de trabalhar ou estudar por quase 11 meses, é merecido descansar e aproveitar os dias de folga no aconchego de casa ou conhecendo outros lugares. Mas, embora repousar e se divertir seja prioridade, é necessário tomar alguns cuidados básicos com a saúde.

De acordo com Luis Fernando Rabelo, médico oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, é justamente nesta época que a síndrome dos olhos vermelhos resolve incomodar mais.

“A doença tem muito a ver com fixar a visão diminuindo o ato de piscar. Isso acontece muito quando o paciente fica exposto à radiação solar ou permanece muito tempo diante do computador, celular e tablet. O indicado é descansar um pouco a vista de cinco a dez minutos, olhar para o horizonte e voltar a piscar para lubrificar o olho”, esclarece o doutor.

O especialista acrescenta que a patologia deixa o olho irritado, seco, com vermelhidão e ardor. Além disso, alerta os pacientes que sempre evitam visitar um consultório médico e buscam auxílio na auto-medicação. “O paciente precisa tomar cuidado com o ‘achismo’. Nem sempre olho vermelho é conjuntivite, por exemplo. Por isso, é sempre bom ter um acompanhamento médico adequado e usar os remédios que ele mesmo indicar”, alerta.

Outro cuidado citado pelo médico para as viagens de férias é utilizar colírios lubrificantes para amenizar os incômodos. “Óculos de sol com proteção UVA e UVB sempre são fundamentais e aliados ao uso do colírio é possível diminuir drasticamente os efeitos da exposição à radiação solar”, completa Luis Fernando Rabelo.

Dicas do especialista

Fazer pequenas pausas no uso de computadores, celulares e tablets;

Descansar os olhos por alguns minutos;

Utilizar colírios lubrificantes com indicação médica;

Utilizar óculos de sol com proteção UVA e UVB;

Consultar sempre um oftalmologista para saber se a doença é grave ou não.

Sair da versão mobile