Em parceria com a Secretaria de Saúde, o Banco de Brasília (BRB) está apoiando pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa do Agosto Dourado. Especialmente durante Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que este ano ocorreu de 1º a 7 de agosto, diversas organizações se mobilizam pela causa. O intuito é reforçar entre as funcionárias os benefícios da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê.
Nesse contexto, o BRB tem implementado diversas ações voltadas às empregadas da Instituição. Entre elas, a instalação em 2014 de uma sala de amamentação no edifício sede da Empresa; a disponibilização de kits a todos as mães para coleta de leite, possibilitando a doação de leite ao Banco de Leite do DF; a arrecadação de frascos de vidro com tampa plástica para o armazenamento de leite materno para doação; e a redução da carga horária das mães, em uma hora, até a data em que a criança completar um ano de vida.
Em decorrência dessas ações, o BRB foi homenageado durante o Ato Alusivo à Semana Mundial da Amamentação, realizado em São Paulo, em 2015.
A gerente de Qualidade de Vida no Trabalho do BRB, Margareth Ferreira, explica que o termo ‘dourado’ no nome da campanha foi escolhido na intenção de equiparar o ato de amamentação a algo tão valioso quanto o ouro, que possui a cor dourada.
“Assim, o principal foco da campanha é conscientizar as mulheres sobre a importância da amamentação exclusiva do bebê até que ele complete pelo menos seis meses de vida. Após este período, a mãe pode até optar por complementar a amamentação até que a criança complete dois anos ou mais”, esclarece.