Nair Assad, Edição
Produtos artesanais e raramente encontrados no mercado formal nacional, vindos da Turquia, Senegal, Peru, Índia, Paquistão, África do Sul e também de várias regiões do Brasil, integram a lista do que o público encontrará na Feira dos Países, aberta até 30 abril na praça central, no Shopping Iguatemi Brasília.
Mantendo a tradição de disponibilizar ao público a oportunidade de conhecer outras culturas, a Feira dos Países no Iguatemi Brasília tem entrada gratuita. “Além de ser uma oportunidade para adquirir produtos diferenciados e de alto padrão, a Feira é um mergulho na cultura destes países, o que valoriza e estimula o interesse e admiração dos visitantes aos costumes e culturas diferentes e distantes da nossa. Os expositores gostam muito dos brasileiros, conversam, contam histórias, fazem um intercâmbio motivador”, destaca Maria de Lourdes Makowiecky, organizadora do evento.
O projeto para esta edição da Feira dos Países foi elaborado especialmente para o Iguatemi Brasília e ocupará 190 m², metros quadrados divididos em 18 stands. O horário de funcionamento da Feira é o mesmo do Shopping: de segunda a sábado das 10 às 22h e aos domingos e feriados das 13 às 21h. Os produtos podem ser adquiridos por cartão de crédito, débito e também em dinheiro.
Internacionais – A exuberância das mercadorias como turbantes, roupas coloridas e acessórios são o ponto alto do stand do Senegal, que apresenta também máscaras tradicionais que têm grande significado religioso para aquele país.
Joias criadas com pedras, rubi, ônix e esmeraldas formam o brilho que irradia do stand do Paquistão. “Esses produtos encantam principalmente as mulheres porque tudo brilha! Remete-nos a filmes, novelas… os olhos se apaixonam”, conta Maria de Lourdes que acrescenta os produtos de marchetaria produzidos pelos artesãos paquistaneses.
As peças pintadas à mão importadas da Turquia são outros produtos que conquistam os visitantes. Elas podem ser utilizadas tanto para decorar como para serem levadas à mesa como pratos finamente pintados e em alto relevo e também, uma linha exclusiva de luminárias. “Nesse stand, os expositores explicam sobre o Olho Grego ou Turco, a origem e a fé envolvida nessa curiosa peça”, diz a organizadora da Feira.
No stand de África do Sul, o colorido dos tecidos muito bem talhados nas roupas masculinas e femininas chamam a atenção. Tecidos, aliás, são o encantamento do stand da Índia. As peças em puro algodão e também em patchwork podem ser combinadas com a variedade de almofadas e objetos de decoração.
Do Peru é possível ter acesso aos trabalhos em tapeçaria e produzidos com a legítima lã de lhama. “Espelhos com molduras ricamente esculpidas em madeira e os tabuleiros de xadrez são outros diferenciais desse stand”, diz a organizadora.
No stand da Índia os móveis em madeira talhado a mão e com detalhes em ouro, e também os atraentes e encantadores tecidos das pashminas, das colchas, das capas de almofadas e do patchowork são os destaques.
Nacionais – Produtos brasileiros do Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Goiás completam a lista de expositores da Feira dos Países no Iguatemi. No stand de Minas Gerais, a atração são os tapetes de arraiolo da cidade de Diamantina. A tapeçaria de origem da Península Ibérica e que chegou ao Brasil pelos portugueses tem pelo menos 800 anos de história e integra a cultura dos mineiros, dedicados artesãos e conceituados na arte do “fazer sempre bem feito”.
“Os tapetes comercializados no Iguatemi Brasília são dos artesãos que fabricaram o maior tapete de arraiolo do mundo – com 200 m², e que decora o salão nobre do Memorial JK, aqui em Brasília, uma homenagem dos conterrâneos ao fundador da cidade, o presidente Juscelino Kubitschek” acrescenta Maria de Lourdes.
No stand do Amazonas, o visitante tem contato muito próximo com a cultura da região Norte do país. A fitoterapia desse Estado, que tem grande influência indígena, além de artesanato local são um diferencial.
Serviço
O que: Feira dos Países
Quando: até 30 de abril
Segunda a sábado das 10 às 22h
Domingos e feriados das 13 às 21h
Local: Shopping Iguatemi, Lago Norte