Primeiro portal aberto na internet produzido a partir de Brasília, Notibras, no ar há 22 anos, empresta total e incondicional solidariedade a ‘blog’ e ‘blogueiro’ acusados por Guilherme Campelo de achaque, calúnia e difamação. Pré-candidato declarado à presidência da OAB-DF, Guilherme, conhecido pelo pseudônimo de Doutor Playmobil, alcunha que lhe foi atribuída em grupos de advogados no WhatsApp, acusa em nota que fez circular nesta sexta, 24, ser vítima de achaques. Guilherme Campelo generaliza e faz ameaças aleatórias, dirigindo-se a um pseudo adversário anônimo, tal qual vivandeira abandonada por seus pares, por sequer ter sonhos para oferecer.
A nota de Guilherme é covarde a partir do momento em que faz ilações e insinuações genéricas. E fracassa, consequentemente, também, na vã tentativa de atingir concorrentes à mesma cadeira que ele pretende disputar. Um texto vil, dirigido a seus parcos apoiadores. A única verdade que se supõe existir é a assinatura Guilherme Vaccaro Capriata Campelo Bezerra, como se sobrenome fosse indicação de valentia e honra.
Guilherme pode querer, mas não consegue intimidar. Por ter assinado uma nota com acusações e ameaças levianas e conceito amplo, o signatário, dissimulado, fala a surdos e apresenta um texto para ser lido em braile. Ele pensa ofender, mas cai no ridículo e fica ridicularizado. Notibras, com seus profissionais ‘velhinhos’, mas não velhacos como Guilherme, recusa, em nome de jornalistas, sites, blogueiros e blogs, tolices que, supomos, foram escritas em um momento de bravata, não necessariamente de bravura.
Notibras fala por si, mas assume, por solicitados que fomos, a condição de escudeiro de outros profissionais. Até porque, para isso temos história. Não são apenas os 22 anos de existência. São 53 anos de jornalismo imparcial, em busca da verdade e de combate a opressores medíocres que buscam angariar simpatia em troca do deguste de uma taça de vinho. Jornalistas que enfrentaram de cabeça erguida generais, almirantes e brigadeiros. Jornalistas que se inspiraram em Geraldo Vandré, que sabem a hora de fazer, sem ficar por trás de uma mesa de assessor de imprensa, esperando acontecer.
Guilherme, com campanha pífia, sentiu o golpe. E Notibras, solidário a quem foi atacado, coloca à disposição sua assessoria jurídica para a eventualidade, jocosa, de ¨medidas (que) serão tomadas¨, como promete Guilherme Vaccaro Capriata Campelo Bezerra, de alcunha Playmobil, agora travestido de Quixote tupiniquim.