Rádios públicas Roquette Pinto, MEC e Nacional, transmitirão desfiles na Sapucaí
Publicado
emPela primeira vez no carnaval do Rio de Janeiro, os desfiles da Marquês de Sapucaí serão transmitidos por um pool de rádios públicas. As emissoras Roquette Pinto (FM 94,1), MEC (FM 99,3) e Nacional (AM 1130) farão uma transmissão conjunta das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial e da apresentação das campeãs.
De hoje (5) a segunda (8), e no sábado (13), a programação especial começará às 20h e terminará por volta das 6h do dia seguinte. A equipe de apresentadores, comentaristas, repórteres técnicos e produtores, incluindo aqueles que farão a interação com ouvintes e internautas, será formada por profissionais das três estações.
– Reunimos amigos antigos, pessoas consagradas na cobertura de carnaval, juntamos forças e equipamentos, toda uma logística e coordenação conjunta. Vamos fazer um carnaval ousado, com apenas uma cabine no Setor 1 e equipes mescladas. As três rádios vão transmitir o mesmo conteúdo – explicou o radialista da 94,1 FM Miro Ribeiro.
Segundo Ribeiro, a equipe do estúdio vai comentar sobre as alegorias, adereços, fantasias, bateria e demais quesitos, enquanto os repórteres irão descrever o que acontece no Sambódromo durante os desfiles.
– Tentaremos ser os “retratistas radiofônicos” e fazer uma fotografia do que acontece na Marquês de Sapucaí. Temos uma preocupação com os deficientes visuais e vamos tentar descrever para eles o que passa pela avenida, falando sobre cores, texturas, descrevendo a fantasia para que façam uma formação mental do desfile – disse Ribeiro.
A Roquette Pinto também planeja transmitir o desfile das escolas de samba mirins, a partir das 18h de terça-feira (9). A programação da rádio inclui a Apuração das Escolas de Samba, a partir das 15h45 de quarta-feira (10).
Festa o ano inteiro
Na Roquette Pinto, o carnaval tem espaço durante todo o ano. A rádio foi a primeira a transmitir o ensaio técnico integralmente e, durante muito tempo, foi a única FM a falar de sambas de enredo. No Vai dar Samba, apresentado por Miro Ribeiro, o ouvinte conhece os bastidores da festa desde o lançamento do enredo e, no período dos ensaios técnicos, o estúdio do programa é transferido para a Marquês de Sapucaí.
O radialista cobre os desfiles há mais de 35 anos – antes da construção do Sambódromo e da profissionalização da festa. Há 17 comanda o Vai dar Samba que vai ao ar todos os sábados, de 21h às 23h, na 94,1 FM.
– Além de falar sobre o dia a dia das escolas de samba, trazemos convidados para relembrarem histórias do carnaval, falarmos sobre renovação, futuro, dando espaço para a Velha Guarda. Quando comecei a acompanhar o carnaval, o sambista participava por amor, e o desfile não tinha hora para acabar. Hoje, é uma festa mais profissional e regrada. Lembro que, na primeira transmissão, não tinha cabine e ficamos na chuva. Hoje, temos um estúdio profissional – afirmou o apresentador.
Ribeiro foi o primeiro negro a apresentar um programa de televisão, o Operação Esporte na TV Tupi, nos anos 1980. Há cinco anos, participou da primeira transmissão internacional de um desfile de carnaval, em San Luis, na Argentina.
Além do Vai dar Samba, a rádio também transmite os programas Samba de Raiz (sábados, 10h-12h), Nossa Raiz (de segunda a sábado, 0h-2h) e Eles Têm Histórias Para Contar (quartas, 15h-16h).