Curta nossa página


Raoni cobra de Cartaxo solução para abandono da educação

Publicado

Autor/Imagem:


O vereador Raoni Mendes (PDT) denunciou, da tribuna, a falta de estrutura e de investimentos na área da educação de João Pessoa. O parlamentar apresentou no plenário da Casa Napoleão Laureano um vídeo em que foram exibidas as condições de unidades escolares na rede pública municipal de ensino da Capital paraibana.

“Tenho visitado escolas por toda João Pessoa, e o caos em que se encontram as estruturas, antes zelosamente cuidadas, é desolador. Essas cenas são indignantes e representam, sem dúvida, a violência da política do ‘pão e circo’ e a tentativa de manter os cidadãos de João Pessoa na ignorância, negando à população o básico: a educação”, lamentou Raoni Mendes.

Nas imagens apresentadas pelo vereador, são identificadas fiações expostas, salas de aula sem qualquer tipo de ventilação, entulho e água parada com risco de proliferação do mosquito causador da dengue, fossas abertas, quadras sem condições de prática de esportes, entre outros problemas estruturais.

“Prefeito Luciano Cartaxo (PT), a escola pública municipal é boa? Porque, se for, eu o desafio a reconhecer a qualidade do ensino que Vossa Excelência oferece para as nossas crianças e matricular seus filhos em algumas delas”, propôs o vereador.

Raoni Mendes também criticou a postura da atual Gestão Municipal em relação às reivindicações dos profissionais da Educação em João Pessoa. Segundo ele, o prefeito não atendeu nem metade do que estava sendo pleiteado pela categoria, nem lhe encaminhou formalmente uma proposta salarial. “Não posso acreditar que, no governo dos trabalhadores, os trabalhadores terão o pior aumento desde 2010”, apontou.

Em aparte, o vereador Benilton Lucena (PT) disse que, entre 2013 e 2014, serão reformadas 50 escolas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com investimentos que totalizam R$ 4,5 milhões. “Todas as 96 escolas do município estão dentro de um plano da Secretaria de Educação, com orçamento já licitado para as reformas necessárias”, acrescentou. O parlamentar petista ainda lembrou que os profissionais da Educação de João Pessoa ocupam o 4º lugar entre os melhores salários do país.

Os vereadores Professor Gabriel (SDD) e Bira (PT) também reconheceram que já houve diversos avanços em relação à situação das escolas da Capital. “Em um ano, não houve tempo suficiente para o prefeito reparar todas as escolas. O problema não foi criado em 2013, já vem de longas datas, de governos anteriores que deixaram as escolas chegarem a esse ponto, e o que podemos fazer é trabalhar para que elas funcionem bem”, defendeu Professor Gabriel.

Já os vereadores Renato Martins (PSB) e Lucas de Brito (DEM), que integram a bancada de oposição na CMJP, afirmaram que a denúncia trazida por Raoni Mendes demonstra o descaso da Gestão Municipal com áreas essenciais do serviço público.

“A violência que ela causa ao alunado de João Pessoa se tornou evidente, em primeiro lugar, em relação aos profissionais do setor, que se viram obrigados a fazer uma paralisação para alertar sobre a política salarial; em segundo lugar, a questão da infraestrutura disponibilizada para os estudantes pessoenses, que é muito mais parecida com a de um presídio do que com um educandário. Além de tudo, existe um atraso de mais de 15 dias na entrega dos fardamentos e dos livros. Como é possível ao estudante acompanhar as lições sem que possa acompanhar no livro o que está sendo ministrado pelos professores?”, questionou Lucas de Brito.

Érika Bruna Agripino

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.