Notibras

Raspar o pelo (e não barba) vira nova moda entre mulheres que buscam ser belas

O que Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e Fernanda Keulla, vencedora do Big Brother Brasil em 2013, têm em comum? O hábito de raspar os pelos do rosto com lâmina de barbear. Se à primeira vista pode parecer estranho, acredite: as três mulheres não são as únicas que optam por esse tipo de depilação. Além da praticidade, revela reportagem do Uol, o ato traria, em tese, outros benefícios.

Uma polêmica reportagem publicada pelo jornal inglês “Daily Mail” em 2015 afirmava que a lâmina faria uma pequena esfoliação sobre a face, estimulando a produção de colágeno. Na mesma época, no entanto, o “The Guardian”, outro jornal inglês, rebateu as informações. De acordo com essa segunda matéria, as alegações eram mentirosas e raspar os pelos da face podia deixar a pele na região sensível e mais fina, portanto, mais suscetível aos efeitos da passagem do tempo.

Dentre os profissionais entrevistados, um afirmou que sim, a lâmina pode fazer uma espécie de microdermoabrasão leve na face, estimulando o colágeno e, dessa forma, ajudar a envelhecer melhor. Porém, não com a eficiência que algumas pessoas acreditam. “Teoricamente, o barbeador poderia, sim, promover a renovação celular. Mas não consideraria como um tratamento para prevenir o envelhecimento, pois não estimularia a produção de colágeno o suficiente para esse fim”, pondera a dermatologista Helena Costa, do Rio de Janeiro (RJ).

Além disso, o risco de cortes e irritações é grande. Por isso, os médicos ainda preferem a boa e velha esfoliação com grânulos finos e tratamentos mais tradicionais para combater o envelhecimento, como lasers e peelings. No entanto, desequilíbrios hormonais e doenças como a Síndrome de Ovários Policísticos podem causar o aumento de pelos faciais que dificilmente são retirados com métodos de depilação tradicional. “Nesse caso, considero a raspagem com lâmina um jeito de garantir a autoestima destas mulheres”, diz a dermatologista Patrícia Maluly, de São Paulo (SP).

Outro benefício alegado na reportagem do “Daily Mail” seria o de prolongar a duração da maquiagem. De acordo com Maluly, a remoção dos pelos faciais ajudaria sim na fixação dos produtos especialmente em mulheres que tem muita penugem na região.

Tentada a experimentar? Pois saiba que a antiga crença de que os pelos crescem mais grossos não passa de mito. “Essa percepção se dá porque, quando passamos a lâmina em qualquer área do corpo, a parte do pelo que fica exposta é a mais grossa, próxima à raiz”, explica Daniela Lemes, dermatologista do Rio de Janeiro (RJ).

Sair da versão mobile