Um basta nos desmandos, um alerta para evitar a repetição de erros do passado. Essa é, em linhas gerais, a tradução literal de uma nota conjunta emitida nesta sexta-feira 14 pelos partidos Democratas, PPS e PSDB, que se uniram em busca de uma alternativa de poder para a capital da República.
A nota, transcrita a seguir, é assinada por Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (PPS) e mais Izalci Lucas e Márcio Machado, do PSDB.
O espírito democrático passa, necessariamente, pela alternância de ideias. Repele, por óbvio, o determinismo e a continuidade da mesma lógica política sem discuti-la e corrigi-la. A mudança do pensamento é o que existe de mais saudável aos ideais verdadeiramente republicanos.
Os atores envolvidos no processo político precisam entender essa baliza e construir um novo eixo de debate, sem perder a experiência do passado de vista, mas, também, sem deixar de olhar para o futuro. É preciso construir uma alternativa para o povo do Distrito Federal.
É com esse olhar no futuro melhor, com o desejo de uma transformação verdadeira, e cheios do espírito democrático, que convidamos a todos para fazer um debate efetivo sobre os rumos da cidade.
Entendemos que o atual governo não representa a vontade popular na medida em que descumpriu acordos com categorias profissionais, deixou a cidade refém da violência e direcionou investimentos, quase que exclusivamente, à construção do Estádio Nacional de Brasília.
Um governo que gasta fartos recursos com projetos relacionados à Copa do Mundo de futebol, enquanto faltam professores nas escolas, como vimos essa semana na histórica Escola Parque da 313/314 Sul.
Mas seria miopia política simplesmente ceder à tentação do passado. Há um esgotamento dos modelos já aplicados e Brasília precisa de um pensamento novo. Quem já administrou a cidade tem muito para contribuir com um novo jeito de governar e está convidado a nos ajudar nesse debate em que queremos retomar a ideia de cuidar da nossa gente, hoje, evidentemente, abandonada pelo governo.
A união de forças do PPS, PSDB e DEM é um convite a reconstrução da capital. Nossa gente precisa recuperar o orgulho de bater no peito e dizer que é morador ou filho de Brasília e demais cidades do DF. Nosso povo precisa restaurar a autoestima perdida.
É a profundidade desse debate que vai determinar nossos caminhos. Definições ocorrerão somente quando essa discussão estiver exaurida e o nosso povo esteja verdadeiramente contemplado por propostas justas, suficientes e eficientes de governo que atendam as necessidades e os anseios dos nossos cidadãos.
Mantemos nossa disposição de dialogar com todos aqueles que tenham o mesmo amor pelo Distrito Federal e por nossa gente e reafirmamos nosso firme propósito em uma candidatura diferente do velho antagonismo de forças que vem se alternando no Buriti desde a conquista da autonomia política do DF.
O Distrito Federal precisa reagir à letargia e a apatia do atual governo.
Precisa também resistir ao saudosismo puro e simples.
O exemplo que estamos dando é o da união de quem quer reconstruir o DF, reconquistando a qualidade de vida do nosso povo. Seguiremos juntos, promovendo o debate democrático, e buscando caminhos alternativos, e as soluções necessárias para o grave estado de desordem social em que nossa terra foi mergulhada.
Fé no nosso povo e esperança no amanhã é o que nos move e nos une de maneira indivisível.
Alberto Fraga – Democratas
Eliana Pedrosa – PPS
Izalci Lucas – PSDB
Márcio Machado – PSDB