Auditores da Receita Federal apreenderam uma carga com heroína e um explosivo utilizado na fabricação de dinamite no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. A apreensão aconteceu nesta terça-feira (24), em uma carga vinda da China.
São cerca de 100 quilogramas (kg) de heroína e 50 kg de ácido pícrico, detectados em análises preliminares. Segundo a delegada adjunta da Receita Federal Patricia Miranda, a carga havia sido registrada como produto farmacêutico fluticazona.
Os produtos haviam chegado em setembro do ano passado, vindos de Hong Kong, e estavam aguardando a liberação, pois havia um problema nos documentos. De acordo com a delegada, o valor estimado da heroína apreendida gira em torno de R$ 30 milhões. A empresa importadora é estabelecida em Porto Velho (RO) e as investigações agora passam à responsabilidade da Polícia Federal (PF).
Cocaína em bagagem – Além da heroína, também houve apreensão de 5,3 quilos de cocaína pura com um homem de nacionalidade portuguesa que iria embarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão para Madri, na Espanha. Durante a inspeção de raio-X feita nas bagagens que seriam embarcadas, a PF identificou a presença de material orgânico em um fundo falso da mala pertencente ao homem preso. A droga foi encontrada acondicionada em três tabletes embalados em sacos plásticos transparentes.
Preso em flagrante, o português, de 45 anos, foi indiciado por tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar a 25 anos de reclusão, e foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça Federal, aguardando julgamento.