A presidente Dilma Rousseff tem 43% da preferência do eleitorado para a disputa à Presidência da República, mostrou pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, que também apontou o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), com 15% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 7%.
Se o quadro for mantido até a eleição no início de outubro, Dilma seria reeleita já no primeiro turno.
Na pesquisa anterior, realizada em novembro, Dilma aparecia com os mesmos 43%, Aécio tinha 14% e Campos somava os mesmos 7%, de acordo com a pesquisa, divulgada no site do jornal O Estado de S. Paulo.
Ainda de acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados esperam que o próximo presidente “mude totalmente” ou “muita coisa” na próxima gestão, enquanto 32% esperam que continuidade “total” ou de “muita coisa”.
O instituto indagou àqueles que pedem mudanças se elas poderiam ser feitas por Dilma, e 27% disseram apoiar a presidente, quanto 63% disseram que o País tem de ser mudado por outro governante.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.