WGO
Rede D’Or escolhida pela para ser novo Centro de Treinamento
Publicado
emOs quatro hospitais da Rede D’Or em Brasília – Hospital DF Star, Hospital Santa Luzia, Hospital Santa Helena e Hospital do Coração do Brasil – farão parte do centro de treinamento, que terá como coordenadores os médicos Liliana Mendes e Flávio Hayato Ejima. “As equipes de gastroenterologia, hepatologia e endoscopia atuam em cenários de internação e ambulatoriais. No Centro de Treinamento serão discutidas condutas médicas diagnósticas e terapêuticas e será fornecida a oportunidade de acompanhar e observar pacientes nos nossos quatro hospitais do DF”, explica a diretora do Centro de Treinamento, Liliana Mendes.
Práticas em condutas de portadores de doenças complexas do aparelho digestivo, joints, meetings, speaker training e dinâmicas em procedimentos de alta complexidade serão apresentados aos médicos que participarem do treinamento. Os profissionais interessados devem buscar a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) ou a World Gastroenterology Organisation (WGO) onde serão direcionados ao centro para treinamentos, que podem variar de um a 12 meses.
A cerimônia de lançamento do projeto, que contou com a presença dos diretores do Centro de Treinamento, Liliana Mendes e Flávio Hayato Ejima, do presidente da World Gastroenterology Organisation (WGO), Guilherme Macedo, do diretor regional da Rede D’Or, Raul Sturari, do diretor do Hospital Santa Helena, Luciano Lourenço, do diretor do Hospital DF Star, Allisson Borges e do diretor do Hospital Santa Luzia, Guilherme Meyer.
Na ocasião, a coordenadora do Centro de Treinamento, Liliana Mendes, relatou a experiência que teve quando fez um treinamento do WGO, e que lhe deu visão para almejar algo semelhante no Distrito Federal. “Além de se preocupar com a metodologia de ensino e fazer o conhecimento ser decifrado, o WGO tem uma missão maior, a de levar o conhecimento a áreas mais remotas do mundo. Eu saí do treinamento extasiada e pensei, eu não posso ficar com isso só para mim”, conta Liliana, que procurou o endoscopista Flávio Ejima para contar sobre a sua experiência e dividir a ideia de formar um centro de treinamento com Rede D’Or de Brasília. “O Flávio ficou animado e juntos apresentamos a ideia para o diretor regional e para os diretores dos hospitais, que nos apoiaram. Atualmente, a Rede D’Or tem o maior complexo hospitalar da América Latina. Nós temos a oportunidade de desenvolver todos os procedimentos mais complexos dentro das áreas de hepatologia, endoscopia e gastroenterologia. Fomos acolhidos pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, para que conversássemos com a WGO. Grandes projetos nunca são individuais. Eles sempre trazem a confluência de várias pessoas pensando no mesmo rumo, no mesmo objetivo”, afirma Liliana Mendes.
O presidente da World Gastroenterology Organisation (WGO), Guilherme Macedo, destacou a importância do novo centro de treinamento em Brasília. “Nós, da Organização Mundial de Gastroenterologia, tivemos a última inauguração em 2015. Simplesmente porque não tínhamos tido ainda a oportunidade de sentir, de compreender e de acreditar que era o momento de ter um novo centro de treinamento. Isto foi uma conjunção feliz não só cronológica, mas de vontades e de movimento interior, que representa aquilo que a Liliana fez e que nós temos a oportunidade de fazer na Organização Mundial de Gastronomia. Um centro de treinamento da WGO é uma espécie de farol do conhecimento, da melhor forma de ensinar e ministrar aquilo que nós fazemos todos os dias. Nós cuidamos da saúde. A criação do centro neste momento em Brasília é uma enorme honra para nós. É com muito orgulho e muita satisfação que a Organização Mundial de Gastrologia está aqui hoje”, afirmou Macedo.
O diretor regional da Rede D’Or, Raul Sturari, parabenizou os diretores do Centro de Treinamento pela conquista. “Estou muito feliz de estar aqui hoje representando a Rede D’Or. Quero agradecer e parabenizar a Liliana Mendes e o Flávio Ejima. Tenham na Rede D’Or sempre um parceiro para este empreendimento e atividades. Esse é o primeiro centro de treinamento de outros que virão. Fico feliz de tê-los no comando”, afirmou. O Centro de Treinamento em Brasília tem previsão de início de atividades em agosto.