Notibras

Rejeição a Dilma vai a 71% e bate recorde de todos os presidentes

A rejeição ao governo da presidente Dilma Rousseff continua desabando e arrastando junto a imagem do PT. É o que demonstra pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na madrugada desta quinta-feira (6). O levantamento mostra que 71% dos entrevistados consideram a administração da petista ruim ou péssima.

Esse índice não só supera o de Fernando Collor, que no dia que antecedeu à votação do processo de impeachment, tinha 68% de reprovação, em 1992, como é recorde na história recente dos presidentes brasileiros.

O recorde negativo começou a sua escalada em junho. Naquele mês, segundo o Datafolha, Dilma já amargava 65% de rejeição. O salto de seis pontos percentuais em tão curto período assustou o Palácio do Planalto.

O pior, revela o Datafolha, é que apenas 8% da população consideram o governo ótimo ou bom. O cenário piora à medida em que se avolumam as notícias em torno a eventual abertura do processo de impeachment no Congresso Nacional.

A pesquisa também indica que mais de 60% dos entrevistados acreditam que a presidente não concluirá seu mandato. A maior taxa de reprovação a Dilma foi registrada na região Centro Oeste, com 77%, seguindo-se Sul e Sudeste com 73%. Até no Nordeste, celeiro de votos do PT, a rejeição cresce a passos largos, alcançando o índice de 66%.

Felipe Meirelles

Sair da versão mobile