Tratamento natural
Remédios caseiros quebram galho contra a gripe e o resfriado
Publicado
emMariana Alves, Edição
Para cuidar das inflamações do corpo existem poderosos aliados dentro da sua cozinha. Alimentos como mel e limão ajudam a fortalecer as defesas do organismo e, dessa forma, melhoram os sintomas de uma gripe ou resfriado.
Chá verde – Possui muitas propriedades que podem ajudar a mantê-lo saudável e, portanto, melhor preparados para evitar problemas de gripe e resfriados. Não existe uma quantidade exata para o tanto de chá que deve ser consumido, mas 2-3 xícaras por dia são frequentemente recomendadas.
Se você sentir os sintomas de resfriado ou gripe (ou sentir que eles se aproximam), considere 3-4 xícaras de chá verde por dia para acelerar o processo e livrar seu corpo desses sintomas desagradáveis e dar as defesas do seu corpo uma força extra
Gengibre – Coloque várias fatias de raiz de gengibre fresca em água quente e tenha um aumento de saúde adicional para acalmar a tosse ou a garganta raspada.
Mel – Conhecido por reforçar o sistema imunológico. Uma dose diária de mel pode ajudá-lo a sentir-se enérgico e a permanecer saudável. Também possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas.
Se você desenvolver uma garganta dolorida ou raspada, o mel aliviará e ajudará a curar. Use-o em seu chá, café, água quente ou simples por si só. Você pode até fazer um gargarejo com mel (e limão) em água salgada quando a mistura estiver na temperatura ambiente. E lembre-se de não dar mel às crianças menores de 1 ano de idade.
Limões – São carregados com vitamina C, que é conhecida por suportar as defesas naturais do corpo. O suco de limão (e laranja) é relatado por diminuir a força do vírus do resfriado e da gripe no corpo e reduzir o muco.
Adicione o suco de limão ao seu chá ou faça limonada quente ou fria com mel para ficar bem, crie resistência ao resfriado e à gripe e aumente a cura.
Alho – O alho contém o composto imunológico de alicina, que ajuda a aliviar os sintomas de gripe e resfriado.
Cortar ou amarrar 1-2 cabeças de alho fresco e “íngremes” em água quente. Então, beba como um chá. Isso também pode ajudar os outros a manter distância de você (a menos que eles se sintam atraídos pelo cheiro de alho), impedindo a propagação do vírus.
Chá de hortelã – É atado com nutrientes que ajudam o corpo a combater doenças. Também pode atuar como um expectorante, ajudando o organismo à tosse com mucosa.
Água salgada – Utilizado em pulverizações nasais salinas caseiras, lavagens nasais e gargarejos têm sido usados de forma eficaz para aliviar a dor de garganta e manter passagens respiratórias úmidas, descongestionadas e isentas de patógenos invasores.
Se você ficar com dor de garganta, faça um gargarejo com metade de uma colher de chá de sal misturado com 1 xícara de água morna, quatro vezes por dia.
Para lavagem nasal, use uma panela ou uma seringa de bulbo com um quarto de colher de chá de sal em 1 xícara de água morna.
Incline a cabeça para um lado sobre a pia ou a bacia e introduza suavemente a solução para uma narina. Deixe a solução escorrer pela outra narina. Repita o procedimento, então inclinando a cabeça para o lado oposto.
Nota: Embora muitos usem água quente da torneira, é recomendada a pureza / segurança da água destilada, esterilizada ou previamente cozida
Vapor – Pode ajudar a aliviar a congestão e o congestionamento. Ferva uma panela de água no fogão e depois respire lentamente o vapor. Seja cuidadoso porque o vapor pode causar queimaduras. Se o vapor faz que suas passagens nasais ardam, puxe a cabeça para trás um pouco e respire mais devagar.
A verdade é que muitos dos remédios caseiros padrão, quando usados regularmente e adequadamente, podem ser a melhor defesa do seu corpo – e menos dispendiosa – contra os resfriados e a gripe, além de ajudar a minimizar seu impacto se eles se apoderarem.