Notibras

Repaginado, Cine Odeon reabre como Centro Cultural

O Cine Odeon, na Cinelândia, Centro do Rio, será reaberto nesta quarta-feira (20). O espaço foi repaginado, depois de fechar em junho de 2014, e passar por uma reforma que durou quatro meses e custou R$ 1,5 milhão. De acordo como G1, o novo Odeon será agora um Centro Cultural, administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro.

Entre as novidades, a volta os lanterninhas, profissionais que auxiliavam o público nas sessões dos antigos cinemas. Eles vão ganhar uniformes inspirados nos que eram usados na época da inauguração, em 1926.

Símbolo da Cinelândia, região de efervescência política e boêmia da cidade, o cinema foi palco e teve sua fachada como cenário de manifestações históricas como as passeatas estudantis em 1968 contra a ditadura militar, comícios políticos no final da década de 80 e, recentemente as manifestações e protestos de rua no Rio. O Odeon também foi palco de festivais de cinema como Festival do Rio, Anima Mundi e Curta-Cinema. A administração do novo espaço promete trazer de volta esses eventos nacionais e internacionais que fizeram a história do cinema.

Para a reabertura nesta quarta, está programada a exibição do filme nacional  “O Vendedor de Passados”, de Lula Buarque de Hollanda com Lázaro Ramos e Alinne Moraes. A festa será para convidados. Na quinta-feira (21) o cinema estará aberto ao público. Com 550 lugares divididos em dois andares, ele é um dos últimos cinemas de rua do Rio.

Como centro cultural, o Odeon terá uma programação diversificada, que deverá alternar  a exibição de filmes e outros conteúdos audiovisuais, como shows, ballets, óperas e exibições de partidas de futebol na telona. A realização de cursos, palestras e eventos culturais contará com parcerias de promoção e conteúdo, com instituições com universidades particulares e públicas.

Na reforma foi feita a restauração da fachada e do interior, respeitando o projeto arquitetônico original. Também foi feita uma revisão geral dos sistemas hidráulico e elétrico, refrigeração e recuperado o revestimento interior. A tela também foi trocada  e o equipamento de projeção digital e de som são novos.

Sair da versão mobile