Curta nossa página


Republicanos derrotam Obama e fazem maioria no Senado dos EUA

Publicado

Autor/Imagem:


Os republicanos conquistaram a maioria no Senado dos Estados Unidos, nas eleições dessa terça-feira (4), de acordo com projeções feitas pelas televisões norte-americanas.

Os republicanos passam a deter pelo menos 51 dos 100 assentos do Senado, continuando a manter o controle da Câmara dos Representantes e selando o domínio sobre o Congresso norte-americano. Eles conseguiram os seis assentos do Senado que precisavam para tirar a maioria dos democratas.

Os estados da Carolina do Norte, de Arkansas, Dakota do Sul, Montana, da Virgínia Ocidental e do Colorado foram os que mudaram das mãos democratas para as republicanas e abriram a porta aos conservadores para o controle total do Congresso nos últimos dois anos de mandato do presidente Barack Obama.

Essas eleições, destinadas a renovar os 435 assentos da Câmara dos Representantes e um terço do Senado, pautaram-se pelo descontentamento em relação a Obama, que convidou os líderes das duas câmaras para um encontro na Casa Branca na sexta-feira.

Do total de lugares em jogo, apenas uma dezena de estados (Iowa, Colorado, Kansas, Carolina do Norte, Georgia, Louisiana, Alasca, Arkansas, Kentucky e New Hampshire) era considerada chave para decidir o controle da Câmara Alta.

Esta é a primeira vez, desde 2006, que os republicanos controlam as duas câmaras do Congresso, o que faz prever um difícil fim de mandato para Obama. O presidente acompanhou as eleições e falou com candidatos de ambos os partidos, segundo o porta-voz Josh Earnest, em sua conta na rede social Twitter.

Uma das primeiras vitórias foi a do senador republicano pelo Kentucky, Mitch McConnell (líder da minoria no Senado) que, com esses resultados, alcança o sonho de se tornar o próximo líder republicano da maioria.

“Amanhã, os jornais vão dizer que ganhei esta corrida (…), mas a verdade é que começamos outra [vitória], mais importante do que a minha, que é a de dar a volta a este país”, disse McConnell, em discurso em Louisville.

O atual líder da maioria democrata, Harry Reid, felicitou McConnell em mensagem no Twitter. “Os eleitores deixaram claro que querem que trabalhemos juntos. Estou preparado para fazer  isso”, afirmou.

Segundo pesquisas de boca de urna, oito em cada dez norte-americanos que votaram nessa terça-feira mostraram-se insatisfeitos com o trabalho do atual Congresso e a maioria desaprova a administração do presidente Obama.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.