Não existe relacionamento familiar se não existe respeito. Respeito são regras instituídas pelos seres humanos há muito tempo; foram organizadas por nossos governantes e, depois, algumas se tornaram até leis e exigências para o bom convívio harmonioso entre as pessoas.
O respeito é algo muito importante para a vida de uma pessoa, pois é através dele que a convivência mútua pode ser observada. É através do respeito que o casamento e outros tantos negócios subsistem.
O respeito no relacionamento familiar dá-se quando os pais respeitam ou filhos e vice-versa. Isso acontece quando a harmonia do entendimento frequenta o lar. O lar é um local dentro da casa onde são discutidas as situações e tomadas as decisões familiares.
A palavra “lar” vem de “lare”, que no latim significa, etimologicamente, “a parte da cozinha onde se acende o fogo”. Percebeu a profundidade? A ideia original da palavra “lar” é de um lugar íntimo, onde há aconchego. Da palavra “lar”, surgiu a palavra “lareira”. Era ao redor da lareira que a família se reunia, ao redor do fogo, nas noites e nos dias frios. O respeito é ficar perto cuidado uns dos outros.