Um recorte importante da história de Pernambuco foi entregue à população, n sexta-feira (14), pelo governador Eduardo Campos. O Palácio do Campo das Princesas, Sede do Governo do Estado, teve sua restauração finalizada. O projeto resgatou os aspectos originais do edifício, que é do século XIX, resgatando, inclusive, as suas primeiras cores.
“Com a restauração, descobrimos novos espaços e ainda adequamos o local às novas regras de acessibilidade”, destacou o governador, durante o evento de reabertura.
O projeto, que contempla a restauração e modernização de todo o complexo, foi orçado em R$ 30,6 milhões e contou com o patrocínio das empresas OI, Fiat, Bradesco, Construtora Odebrecht, Banco Pactual e Chesf. É importante ressaltar que todos os recursos aplicados na obra foram captados pelo Governo de Pernambuco, através da Lei Rouanet.
Eduardo explicou que o projeto começou ainda em 2011, quando uma equipe de pesquisadores iniciou uma busca, com vários profissionais, para verificar as transformações que o prédio havia sofrido com o passar dos anos.
“Durante a pesquisa, nós descobrimos que a mais importante intervenção que o edifício tinha sofrido foi durante a década de 1920, quando o prédio ganhou o segundo andar. Então, o objetivo desse projeto foi recolocar o Palácio como era no início do século passado”, explicou o governador.