Sem crise
Restaurantes fit crescem junto com a onda das academias
Publicado
em“Crise” é uma palavra quase desconhecida no mercado fitness brasileiro. De acordo com a IHRSA Global Report 2016 (entidade internacional do fitness), no Brasil existem 31 809 academias com 7,9 milhões de brasileiros matriculados. Isso significa 3,97% da população, ou seja, uma média de 250 alunos por academia.
As cifras do setor no Brasil giram em torno de R$ 2,4 bilhões. Nesse universo, enquadram-se tendências dos mais diversos segmentos, como a gastronomia fitness, funcional ou saudável como também é conhecida.
A preocupação do brasileiro com o corpo e a saúde chegou até a gastronomia e parece estar conquistando os consumidores. Atentos a essa nova tendência, restaurantes lançaram cardápios fit para aqueles que buscam manter a forma e saúde antes da chegada do verão. E até a sobremesa é light.
Os cardápios costumam apresentar todas as informações nutricionais de cada prato e isso é ideal também para quem faz algum tipo de restrição alimentar. Entre os destaque estão salmão grelhado acompanhado de arroz negro e brócolis com aspargos, filé mignon com molho chimichurri e batata doce grelhada e frango grelhado com molho fit de laranja, chips de batata doce e purê de baroa.
O objetivo dessas casas, explica Marlene Anbiassi, chef de um restaurante em academia, é eliminar a ideia de que optar por uma alimentação saudável é abrir mão do sabor, afinal, é possível manter uma alimentação saudável e saborosa, usando a criatividade e escolhendo corretamente ingredientes de qualidade, diz.