Fuga de venezuelanos
Restrições de Peru e Equador deixam Colômbia em alerta
Publicado
emA Colômbia teme que milhares de imigrantes que fogem da crise na Venezuela sobrecarreguem ainda mais seus serviços públicos após serem barrados na fronteira colombiana com Equador e Peru, que passaram a exigir passaporte dos venezuelanos. Mais de 1 milhão de venezuelanos entraram em território colombiano nos últimos 16 meses. Estima-se que ao menos 423 mil tenham atravessado o país rumo ao Equador, Peru e Chile.
“Estamos falando de cerca de 3 mil pessoas por dia, apenas venezuelanos, que cruzam diariamente o posto fronteiriço de Rumichaca”, disse o diretor da Imigração Colômbia, Christian Krüger, em referência ao principal posto de fronteira entre o país e o Equador. “Se você começar a acumular vários dias, veremos uma população muito grande.”
Krüger disse que a situação é preocupante, pois metade dos venezuelanos que deixam seu país só leva a carteira de identidade. A emissão de passaporte tornou-se um luxo na Venezuela e deixou de ser feita regularmente há mais de um ano. Para um cidadão que sobrevive com um salário mínimo que ronda os US$ 2, conseguir um documento no mercado negro, onde chega a custar cerca de US$ 1 mil, é impossível.