Brasília vive momentos de euforia, com o clima festivo que antecede a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo, 1º de janeiro de 2023. Mas tem brasiliense que optou por fazer as malas, descansar a partir de sexta, 30, e voltar com as baterias recarregadas a tempo de participar da festa na Esplanada dos Ministérios.
Um dos lugares mais procurados tem sido a região do Lago Serra da Mesa, mais precisamente Uruaçu, distante pouco mais de 250 quilômetros da capital a República. Ou seja, nem só de ‘lula’ vive o o morador de Brasília; há quem prefira um tucunaré na chapa.
Verdade que é uma viagem vapt-vupt, mas suficiente para fugir do dia-a-dia estressante e dar uma boa relaxada. A melhor dica é Uruaçu, uma das cidades às margens do Lago Serra da Mesa. A estrada é impecável, com duas opções de roteiro – via Águas Lindas ou Padre Bernardo O destino (e a própria rodovia) são sinônimos de momentos únicos para relaxar e fugir do ritmo da cidade grande.
Ao chegar a Uruaçu, após cerca de 3 horas de viagem, o primeiro impacto. Não é, ao contrário do que se poderia imaginar, um lugar ermo, com pouca estrutura. Quem pensa assim se engana.
O que espera o visitante que vai a Uruaçu e sua vasta área banhada pelo Serra da Mesa não é apenas um lago incrível, mas uma estrutura deslumbrante. Pousadas, mercados, postos, feira de ‘cidade do interior’… enfim, o mesmo conforto encontrado nas grandes capitais.
A primeira impressão é a de que Goiás não tem mar, mas é como se tivesse. O lago ali é um dos maiores do País. A represa da Serra da Mesa tem um volume de água de 54 bilhões de metros cúbicos, distribuídos por 1.700 km².
Água a perder de vista. É possível ver vários barcos ao longo do lago com pescadores e suas varas, ávidos para fisgar um morador ilustre da região, o tucunaré.
Não é à toa que o lugar, que teve o cenário modificado depois da construção de uma usina, virou um dos pontos de pesca mais conhecidos do Brasil.
E vale o destaque: além dos tucunarés azul e amarelo, as águas cristalinas abrigam ainda bicudas, pacus e apaiaris.
O contato com pescadores esportivos e piloteiros experientes guia o visitante até os melhores pontos, onde existe uma boa variedade dessas espécies tão cobiçadas de peixes. É uma perfeita viagem-passeio.
Onde ficar
Outro ponto de atenção é onde ficar hospedado. A melhor opção é o Rancho Canto da Serra. Conforto, segurança, higiene… tudo nota dez.
O próprio hóspede prepara sua comida, pois os chalés têm da colher de chá à panela. Os funcionários, muito atenciosos, são um destaque à parte. Ah, e fica de frente para o lago. Da varanda externa do chalé, as águas do Serra da Mesa; já da varanda interna, uma churrasqueira individual. Querer mais pra quê?
O que fazer
Outro lado positivo de Serra da Mesa é a quantidade de afazeres que nos colocam em contato com a natureza.
Você pode se aventurar na Pesca Esportiva, nas Trilhas, no Mergulho, conhecer a aldeia indígena, conhecer a cachoeira Zé Mineiro, realizar passeios de lancha ou, quem sabe, visitar o Memorial Serra da Mesa.
Fica a dica. Em tempos de correria, há um paraíso logo ali para quem quer descansar dois, três dias, se encher de energia e cair no samba da posse de tardinha, na volta a Brasília.
Serviço:
Rancho Canto da Serra
Telefones
(61) 99988-0822
(62) 98634-4045
Uruaçu, Goiás
Cerca de 3 horas de Brasília