Os cientistas estão esclarecendo como os povos primitivos produziram ferramentas de pedra avançadas há 50 mil anos, abrangendo seis períodos culturais da história humana. Eles são da Universidade de Nagoya, no Japão, e revelaram quando o progresso tecnológico da Idade da Pedra começou.
A equipe definiu o momento em que os povos pré-históricos se tornaram fabricantes de ferramentas sofisticados. Eles examinaram como nossos ancestrais criaram ferramentas de pedra avançadas durante um período de 50 mil anos, abrangendo seis eras culturais.
As descobertas publicadas na revista Nature Communications sugerem que o aumento da inventividade e da produtividade dos humanos primitivos só começou com a propagação do Homo sapiens pela Eurásia.
Isso coincide com o avanço da tecnologia de pequenas lâminas de pedra durante o início do período da Idade da Pedra ou do Paleolítico Superior.
Os cientistas exploraram como as ferramentas de pedra mudaram entre os períodos do Paleolítico Médio e Superior, contando o número de arestas vivas em instrumentos desenterrados por paleontólogos. A equipe selecionou oito grupos de ferramentas de cinco lugares no sul da Jordânia com ambientes semelhantes e pedras disponíveis para fabricação de ferramentas.
O estudo descobriu que um aumento significativo na produção de ferramentas inovadoras não correspondia às eras do Paleolítico Médio e Superior, quando os povos primitivos começaram a usar mais lâminas. Em vez disso, ocorreu mais tarde, quando a tecnologia dos bladelets se desenvolveu nos primeiros anos do Paleolítico Superior.
A equipe japonesa acredita que suas descobertas refutam parcialmente a teoria comum de que os primeiros humanos ultrapassaram os neandertais e conquistaram áreas de terra graças à sua cultura mais avançada e à tecnologia de ferramentas de pedra. Eles postulam que esses avanços só ocorreram quando nossos ancestrais exploraram novas terras e se adaptaram aos seus ambientes ao longo do tempo.