Curta nossa página


Povo em primeiro lugar

Riacho Fundo dá exemplo ao botar ordem na casa

Publicado

Autor/Imagem:
Lúcio Flávio

Um projeto criado em 2019 pela Administração Regional do Riacho Fundo foi retomado nesta semana nas quadras da cidade para estreitar a relação entre os moradores e o poder público local. O resultado se materializa em ações rápidas para atender demandas da comunidade.

Assim é a campanha “Administração + Perto de Você”, que este ano teve início na quadra CS 10 da Região Administrativa (RA). Até o dia 26 deste mês, das 9h às 17h, numa tenda montada na região, dois servidores estão cadastrando demandas, reclamações e sugestões feitas pela população.

No ano passado, foram mais de 500 demandas recebidas e atendidas. A iniciativa teve como inspiração o programa, “Sejus + Perto do Cidadão”, da Secretaria de Justiça e Cidadania, e tem dado bons resultados.

No ano passado, por exemplo, a Administração Regional do Riacho Fundo recebeu, pela primeira vez, o reconhecimento de resolutividade na 5ª Edição do Prêmio de ITA (índice de Transparência Ativa).

Ouvidoria humanizada
O serviço funciona como uma espécie de ouvidoria humanizada, conforme a administradora Ana Lúcia Melo, em sintonia com uma orientação dada pelo governador Ibaneis Rocha, desde o início de seu mandato, a todos os seus gestores: “Cuidar com carinho e servir com excelência”.

“O balanço é muito positivo porque a gente recebia essas demandas e reclamações pelos canais errados, Facebook, por exemplo. Então começamos a ir para dentro das quadras e ouvir os moradores”, complementa.

Na avaliação da administradora, após o início do projeto, as reclamações nas redes sociais diminuíram bastante. “Nosso canal de ouvidoria está amplamente divulgado, o que é muito importante para continuar a fazer essa gestão de excelência”, destaca.

Operações
Cerca de mil pessoas já foram atendidas por meio do “Administração + Perto de Você”. O projeto, que acontece de dois e dois meses, já passou pelas quadras QS 04, QS 06, QS 12, QN 05 e QS 14, onde montaram a tenda na Praça Ayrton Senna. Operação tapa-buraco, limpeza e manutenções em geral, como poda, capina de matos e retirada de inservíveis, são alguns dos serviços mais solicitados.

As demandas são anotadas num formulário e encaminhadas para a RA, que tenta atender o pedido o mais rápido possível. Aqueles serviços mais simples são resolvidos de imediato pela própria estrutura montada pela administração. Os pedidos mais complexos, que envolve participação de Gestão Compartilhada com outros órgãos do GDF, como CEB, Caesb e Novacap, por exemplo, são resolvidos num prazo maior. Mas sempre com agilidade.

“Mandamos o ofício, imediatamente, aos órgãos responsáveis e fazemos o acompanhamento desse processo até a demanda esteja totalmente resolvida”, destaca a gestora.

O esquema de atuação do pessoal da RA do Riacho Fundo envolve o mapeamento de todos os problemas da quadra por uma semana pela equipe de Engenharia, detectando, por exemplo, a necessidade de troca de tampa de boca de lobo.A solução é prevista para em um mês ainda.

“Fiz uma solicitação de poda de árvore aqui perto e eles vieram rápido”, conta o aposentado, Manoel Avelino, 62 anos, morador da quadra CS 10. “Mostra que o poder público está olhando para gente, é algo importante, é isso que a gente quer, apoio deles para melhorar a nossa cidade, ver o que o povo está precisando”, diz.

Um outro canal de contato para facilitar a comunicação entre os moradores de Riacho Fundo e o governo é o Disque ADM: (61) 9 9125-9584.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.