Estados Unidos
Rifle usado em chacina em escola foi presente de aniversário
Publicado
emUm atirador de 18 anos matou a tiros na Elementary School, na cidade de Uvalde, no sul do Texas, na terça-feira, 21 pessoas. O Departamento de Segurança Pública do Texas disse na quarta-feira que 19 estudantes e dois adultos foram mortos pelo atirador, que também foi baleado, acrescentando que o número de mortos ainda pode aumentar.
A tragédia de Uvalde é até agora o tiroteio em escola mais mortal no país em quase uma década, mais uma vez levantando pedidos de ação do Congresso para combater a violência armada e “enfrentar o lobby das armas”.
‘Rifles de aniversário’
A escola em Uvalde havia começado sua última semana de aulas “temáticas” antes das férias de verão, com a terça-feira sendo “Footloose and Fancy”, pressupondo os alunos se vestindo para a ocasião.
No entanto, o suposto atirador de 18 anos, que o governador do Texas, Greg Abbott, identificou como Salvador Ramos, já havia insinuado nas mídias sociais sobre um ataque próximo, “sugerindo que as crianças deveriam tomar cuidado”, segundo o senador Roland Gutierrez.
Antes de realizar o ataque, o suspeito atirou em sua avó usando dois fuzis de estilo militar que ele comprou legalmente em seu aniversário, segundo Gutierrez.
“Essa foi a primeira coisa que ele fez em seu aniversário de 18 anos”, acrescentou o senador. Segundo os investigadores, Ramos, que residia em Uvalde e frequentou a Uvalde High, postou fotos dos dois fuzis estilo AR-15 em uma conta do Instagram vinculada ao seu nome apenas três dias antes do tiroteio.
Um dos ex-colegas de Ramos afirmou que o aluno havia parado de frequentar a escola regularmente. “Ele mal chegou à escola”, disse o amigo à CNN, acrescentando que Ramos havia recentemente enviado a ele uma foto de um AR-15, uma mochila com munição e várias revistas de armas.
Ramos, que trabalhava em um restaurante local da Wendy’s, “não se socializava muito com os outros funcionários… Ele só trabalhava, era pago e vinha pegar seu cheque”, relatou a emissora.
‘Ataque horrível e incompreensível’
O ataque em si começou por volta das 11h30, quando o suposto atirador bateu seu carro do lado de fora da Robb Elementary School.
“O suspeito caiu perto de uma vala perto da escola. Foi lá que ele saiu do veículo com o que acredito ser um rifle e foi quando tentou entrar na escola onde foi acionado pela polícia. Infelizmente, ele conseguiu entrar no local e, a partir daí, ele entrou em várias salas de aula e começou a atirar”, disse o sargento Erick Estrada, do Departamento de Segurança Pública do Texas.
Um morador ouviu o acidente e ligou para o 911, com dois policiais locais trocando tiros com o atirador, de acordo com Travis Considine, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas. Ele acrescentou que os dois policiais foram baleados, sem esclarecer em que local do campus ocorreu o tiroteio. Desde então, foi relatado que ambos os agentes de fronteira estão em condição estável no hospital.
Salvador Ramos entrou na escola predominantemente hispânica vestindo colete à prova de balas e armado com um revólver e possivelmente um rifle, disse o sargento Erick Estrada segundo a CNN. Ele foi de sala em sala na escola que tem cerca de 600 alunos na segunda, terceira e quarta séries, matando pelo menos 19 crianças. O número de mortos também incluiu dois adultos.
O adolescente não teve nenhuma assistência, segundo as autoridades. Eles também ainda não revelaram o motivo que levou o adolescente a “horrivelmente, incompreensivelmente” abrir fogo, de acordo com Greg Abbott.
Enquanto equipes de agentes da Patrulha de Fronteira eram despachadas para a escola, um agente que trabalhava nas proximidades correu para a escola sem esperar por reforços e atirou e matou o atirador, escondido atrás de uma barricada, de acordo com um policial não identificado. O agente da Patrulha da Fronteira foi ferido, mas conseguiu sair da escola, acrescentou.
O chefe de polícia de Uvalde, Pete Arredondo, disse que houve “vários ferimentos” entre as pessoas no local. De acordo com o Uvalde Memorial Hospital, 13 crianças foram levadas para lá. O Hospital Universitário de Saúde de San Antonio informou que uma mulher de 66 anos e uma menina de 10 anos estavam em estado crítico.
A tragédia de terça-feira marca o tiroteio em escola mais mortal em quase uma década desde que 26 crianças e adultos foram mortos na Escola Primária Sandy Hook em 2012. Aconteceu 10 dias depois de um ataque mortal em um supermercado de Buffalo, Nova York, quando um homem branco de 18 anos matou dez pessoas e feriu mais três no que as autoridades chamaram de incidente “doméstico cheio de ódio”.
Em um discurso na Casa Branca logo após o tiroteio em Uvalde, o presidente dos EUA, Joe Biden, pediu novas restrições de armas em um discurso à nação. “Como nação, temos que perguntar, quando, em nome de Deus, vamos enfrentar o lobby das armas? Quando, em nome de Deus, vamos fazer o que tem que ser feito? Por que estamos dispostos a viver com essa carnificina?”, disse ele.
De acordo com dados divulgados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em abril, os tiroteios ultrapassaram os acidentes de carro e se tornaram a principal causa de morte de crianças e adolescentes nos EUA em 2020.