Operação Verão
Rio coloca mais policiais nas ruas para garantir paz nas praias
Publicado
emO patrulhamento da orla do Rio de Janeiro será feito por um número maior de policiais militares (hoje são 450), diariamente, na Operação Verão deste ano. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, esse número representa um reforço para garantir a segurança dos moradores e de visitantes do Rio de Janeiro.
Por questão de segurança, a secretaria não informa o número exato dos policiais que vão atuar no patrulhamento, além do efetivo que é empregado rotineiramente.
A população será atendida por policiais do Batalhão de Áreas Turísticas (BPTur), do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e da unidade Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom).
Conforme o governo do estado, a Operação Verão, que inclui abordagem a diversos tipos de veículos, inclusive em ônibus, conta ainda com o suporte de um carro de Comando Móvel. A unidade, baseada no Arpoador, zona sul da cidade, recebe, em tempo real, imagens transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), que sobrevoa toda a orla.
Para a Secretaria de Polícia Militar, a tecnologia permite o deslocamento mais rápido de viaturas e de policiais quando for necessário.
A subcoordenadora de Comunicação Social da Secretaria da Polícia Militar, major Cláudia Moraes, disse que a PM não está sozinha na operação, contando com a parceria de agentes da Polícia Civil e de órgãos como a Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública.
Para Cláudia Moraes, o turismo é o maior ativo do Rio do Janeiro, uma cidade conhecida e admirada por suas belezas naturais e diversidade cultural.
“Temos uma preocupação muito grande em garantir a segurança de moradores e turistas, sobretudo na alta temporada [carnaval e meses de julho, dezembro e janeiro]. Essa visão de planejamento de segurança para atender à atividade turística já se tornou um consenso entre os órgãos públicos”, afirmou.