Rio prepara nova polêmica e anuncia a Musa do Topless
Publicado
emA partir do dia 1° de novembro, mulheres com mais de 18 anos poderão se inscrever em um concurso que promete dar o que falar no Rio de Janeiro. Trata-se do Musa do Toplessaço, que selecionará a mais bela adepta do topless das praias cariocas.
A ideia do concurso nasceu de uma manifestação realizada em dezembro de 2013 que, inspirada na Marcha das Vadias, pregou o confronto ao machismo e pediu a liberação do topless nas areias da cidade. O evento, no entanto, recebeu poucas participantes, especialmente por conta do mau tempo.
“O verão mais quente dos últimos 30 anos no Rio de Janeiro teve, em 21 de dezembro de 2013, um dos raros dias nublados. O clima esvaziou as praias e um evento intitulado Toplessaço, marcado para aquele dia, murchou – apesar da superexposição prévia que o evento ganhou nas redes sociais”, explicou a organizadora do concurso, a jornalista e documentarista Ana Paula Nogueira, em seu perfil do Facebook.
“A ideia era legalizar um ato comum no mundo, o topless, que na cidade que inventou o biquini fio-dental ainda é um tabu. As ações em torno desse assunto, aparentemente banal, se propõe a mudar essa realidade. Esperamos conseguir, pelo menos, que o tema seja debatido pela sociedade e por seus governantes”, completou, explicando que pretende realizar diversas ações para que o movimento não vire “piada de gringo”.