Notibras

Robô antibomba reforça equipe da Core para os jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio

Um robô antibomba, o iRobit, fará parte da equipe do Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, durante os jogo Olímpicos e Paralímpicos no Rio, que vão acontecer em agosto deste ano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17) pela assessoria de imprensa da corporação.

O robô foi doado ao Governo do Rio, em 2013, pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania. O robô norte-americano tem pequeno porte e também esteve à disposição da polícia judiciária fluminense durante a Copa do Mundo.

O equipamento tem uma câmera acoplada na ponta superior e recursos tecnológicos para escanear artefatos explosivos e, removê-los do local ou desativá-lo com um canhão de ruptor, uma ferramenta que dispara um tiro de água. Dessa forma, a Polícia Civil pretende diminuir os riscos durante operações de desarme de bombas.

Na semana passada, a Core, com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas  e da concessionária Novo Rio, realizou uma simulação de ataque terrorista a bomba na plataforma da Rodoviária Novo Rio, com intenção de adaptar os procedimentos à rotina do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile