A Rocinha vai receber o 1º Cine Favela Festival: a favela e os 450 anos do Rio de Janeiro, no período de 10 a 20 de junho, com exibições gratuitas na rua. A melhor obra, segundo o público, vai ganhar o Prêmio Eduardo Coutinho. Após cada sessão, o espectador votará na produção que desejar, por meio de cédula assinada.
As inscrições para o evento, que foram encerradas na semana passada, reuniram 120 produções de todo o Brasil. Do Rio de Janeiro, o festival recebeu filmes de moradores de Manguinhos, do Morro da Providência, da Rocinha, do Complexo do Alemão, do Morro Santa Marta, da Maré, de Laranjeiras, de Senador Camará, de Niterói e de Irajá.
A partir de 1° de junho serão divulgadas no site oficial da mostra (cinefavelafestival.com.br) as obras selecionadas para participação na programação.
O programa também contará com atividades paralelas, como o fórum Audiovisual e Favela, que promoverá o debate entre produtores e público. Haverá também oficinas com experimentação de audiovisual, atividades com câmera aberta e debate.