Notibras

Rodrigo Rollemberg incorpora Figueiredo e manda prender e arrebentar em desocupação

Felipe Meirelles

Mais um dia de cão para famílias que compraram lotes com boa vontade e ergueram casas que mais pareciam barracos para se proteger do sol,m da chuva e do frio. Foi isso o que se viu nesta quarta-feira, 13, na região do Capão Bonito, em São Sebastião, com policiais militares usando tasers (arma de choque elétrico que paralisa o alvo) para deixar mais gente sem teto em Brasília.

A operação comandada pela Agefis, reklatou um senhor de cabelos brancos, fez lembrar os velhos tempos da ditadura militar, quando o então presidente João Figueiredo prometia prender e arrebentar quem fosse contra suas orientações. “É como se o governador Rollemberg (Rodrigo) tivesse incorporado o espírito do general”, afirmou um cabisbaixco e cansado sem teto.

Vídeos que foram ao ar pelo G1, da TV Globo, mostram o momento em que adolescentes e adultos são forçados a sair de uma das residências. Em uma das imagens, o taser aparece na mão dos policiais sobre o telhado de uma casa. No último vídeo, é possível ver o PM borrifar o spray de pimenta no grupo de moradores.

As imagens são dramáticas e também mostram a ação dos policiais militares no telhado de outra casa, onde dois homens tentavam evitar a derrubada se defendendo com um capacete e pedaços de madeira. No vídeo, é possível ouvir o barulho do disparo de um taser, mas nenhuma vítima foi identificada. Em um dos momentos, o telhado cede sob os pés de um dos PMs, que desaba dentro da construção.

Sair da versão mobile