Notibras

Rollemberg avança para atropelar Agnelo e ir ao 2º turno com Arruda

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) encostou de vez no governador Agnelo Queiroz (PT) e já demonstra ter fôlego suficiente para disputar contra José Roberto Arruda (PR) o segundo turno das eleições para o Palácio do Buriti.

É isso o que demonstra pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira. A grande novidade é que, no segundo turno, Rollemberg bate o próprio Arruda, que mantém hoje uma larga vantagem sobre os seus adversários.

O Datafolha aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Distrito Federal:

– José Roberto Arruda (PR): 37%
– Agnelo Queiroz (PT): 19%
– Rodrigo Rollemberg (PSB): 18%
– Toninho do PSOL (PSOL): 4%
– Luiz Pitiman (PSDB): 4%
– Perci Marrara (PCO): –
– Branco/nulo: 8%
– Não sabe/não respondeu: 10%

Arruda tem 8 pontos percentuais a menos que a soma de todos os outros candidatos (45%). O segundo turno ocorre sempre que nenhum dos candidatos alcança mais do que a soma dos demais adversários.

No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 2 e 3 de setembro, Arruda tinha 34%, seguido por Agnelo (19%) e Rollemberg (13%).

A pesquisa do Datafolha, encomendada pela TV Globo, fez uma simulação de dois cenários no segundo turno.

No primeiro, entre Arruda e Agnelo, o candidato do PR venceria com 49%. O petista teria 30%. Branco, nulo ou nenhum somaram 15%. Outros 6% não souberam responder.

O resultado é o seguinte:

José Roberto Arruda (PR): 49%
Agnelo Queiroz (PT): 30%
Branco/nulo: 15%
Não sabe/não respondeu: 6%

No segundo cenário, entre Arruda e Rollemberg, o candidato do PSB venceria com 43%. O ex-governador teria 42%. Branco, nulos ou nenhum somaram 10%. Outros 6% não souberam responder.

O resultado é o seguinte:

Rodrigo Rollemberg (PSB): 43%
José Roberto Arruda (PRT): 42%
Branco/nulo: 10%
Não sabe/não respondeu: 6%

O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos. A maior é do atual governador, Agnelo, com 47%. Em seguida, aparecem Arruda (33%), Toninho (17%), Luiz Pitiman (17%), Perci (14%) e Rollemberg (10%).

Realizada nos dias 8 e 9 de setembro, a pesquisa entrevistou 765 eleitores em todo o Distrito Federal. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número DF-00040/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-000584/2014.

Sair da versão mobile