A última pesquisa Datafolha sobre a corrida ao Palácio do Buriti no primeiro turno, divulgada neste sábado (4) aponta os seguintes percentuais de votos válidos:
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 46%
Jofran Frejat (PR) – 24%
Agnelo Queiroz (PT) – 23%
Luiz Pitiman (PSDB) – 4%
Toninho do PSOL (PSOL) – 2%
Perci Marrara (PCO) – 0%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Segundo o Datafolha, Rollemberg vai em primeiro lugar para a disputa de segundo turno no DF. Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que não sabem ou não opinaram, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 40%
Jofran Frejat (PR) – 21%
Agnelo Queiroz (PT) – 20%
Luiz Pitiman (PSDB) – 4%
Toninho do PSOL (PSOL) – 2%
Perci Marrara (PCO) – 0%
Branco / Nulo – 6%
Não sabe / não respondeu – 6%
No levantamento anterior, divulgado em 2 de outubro, Rollemberg aparecia com 39% dos votos totais; Frejat, com 23%, e Agnelo, com 21%.
O Datafolha fez três simulações de segundo turno. Confira os resultados, considerando os votos totais:
Cenário 1
Rodrigo Rollemberg – 65%
Agnelo Queiroz – 25%
Branco / Nulo – 8%
Não sabe / não respondeu – 3%Cenário 2
Jofran Frejat – 51%
Agnelo Queiroz – 33%
Branco / Nulo – 13%
Não sabe / não respondeu – 3%Cenário 3
Rodrigo Rollemberg – 58%
Jofran Frejat – 29%
Branco / Nulo – 10%
Não sabe / não respondeu – 3%
Realizada nos dias 3 e 4 de outubro, a pesquisa entrevistou 1.571 eleitores em todo o Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número DF-00074/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número BR-001037/2014.