Notibras

Rollemberg empossa Conplan e prioriza plano urbanístico

O governador Rodrigo Rollemberg empossou nesta quinta-feira 5 os novos membros do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Ele também anunciou a criação, por meio de mensagem a ser encaminhada à Câmara Legislativa, do Instituto de Preservação e Planejamento Metropolitano, a ser presidido por  Benny Schvarsberg, um antigo colaborador do ex-governador Cristovam Buarque.

Rollemberg deixou claro aos conselheiros que a regularização fundiária é uma das ações prioritárias da administração dele. E pediu uma atenção especial na retomada dos debates do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e da Lei de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal (Luos).

– Entendemos a importância do crescimento planejado, ordenado e sustentável do Distrito Federal. Por isso temos que ser rigorosos contra as ocupações desordenadas”, afirmou.

Sobre o instituto que está em gestação, uma das atribuições será a realização de estudos, pesquisas aplicadas, planos diretores estratégicos, projetos urbanísticos e legislativo, além de normas acerca do uso e ocupação do solo e ordenamento territorial.

“A ideia é trabalhar de forma integrada o conjunto urbanístico de Brasília e o planejamento metropolitano, que também envolve os municípios goianos”, explicou Schvarsberg.

Karla Maranhão

Sair da versão mobile