Notibras

Rollemberg tem 28%. Agnelo e Frejat estão empatados com 21%

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) deixou Agnelo Queiroz (PT) para trás e é o novo líder na corrida para o Palácio do Buriti. Jofran Frejat (PR), que acaba de entrar na disputa, aparece empatado com o governador que tenta a reeleição.

Os números do Ibope, antecipados por volta das 17h40 desta quinta-feira 18 na página de Notibras no Facebook, são os seguintes: Rollemberg 28%; Agnelo e Frejat estão empatados com 21%.

Segundo a pesquisa, num eventual segundo turno, Rollemberg bate os dois adversários. Agnelo, caso vá disputar com Frejat, também perde. A eventual vitória no segundo turno do candidato socialista também foi apontada na semana passada em pesquisa Datafolha.

A pesquisa estimulada apresenta os seguintes percentuais:

– Rodrigo Rollemberg (PSB): 28%
– Agnelo Queiroz (PT): 21%
– Jofran Frejat (PR): 21%
– Luiz Pitiman (PSDB): 5%
– Toninho do PSOL (PSOL): 3%
– Perci Marrara (PCO): 0%
– Branco/nulo: 12%
– Não sabe/não respondeu: 10%

Esta foi a primeira pesquisa do Ibope desde a renúncia de Arruda. Luiz Pitiman (PSDB) com 5% está tecnicamente empatado em quarto lugar com Toninho do Psol (3%). Perci Marrara (PCO) não atingiu 1%.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores em todo o Distrito Federal nos dias 16 e 17 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER) sob o número DF-00043/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00672/2014.

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

– Rollemberg: 18%
– Agnelo: 17%
– Frejat: 14%
– Pitiman: 3%
– Toninho: 2%
– Outros: 2%
– Brancos e Nulos: 15%
Não sabem: 30%

A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Agnelo Queiroz tem a maior rejeição, e Rollemberg, a menor:

– Agnelo Queiroz (PT): 45%
– Jofran Frejat (PR): 13%
– Perci Marrara (PCO): 12%
– Toninho do PSOL (PSOL): 12%
– Luiz Pitiman (PSDB): 11%
– Rodrigo Rollemberg (PSB): 6%
– Poderia votar em todos: 7%
– Não sabe/não respondeu: 17%

O levantamento também abordou três cenários de um eventual segundo turno:

– Frejat: 43%
– Agnelo: 29%
– Brancos/Nulos: 18%
– Não sabem: 10%

– Rollemberg: 53%
– Agnelo: 24%
– Brancos/Nulos: 15%
– Não sabem: 8%

– Rollemberg: 45%
– Frejat: 29%
– Brancos/Nulos: 16%
– Não sabem: 9%

 

 

Sair da versão mobile