Gama
Rollemberg vistoria obras e entrega praça revitalizada
Publicado
emCibele Moreira
Neste domingo (8), o governador Rodrigo Rollemberg reinaugurou a Praça Lourival Bandeira, no Setor Leste do Gama. A reforma do local atendeu a uma demanda da população, que esperava por um espaço para eventos culturais.
Recepcionado por moradores e líderes comunitários da região, Rollemberg disse estar muito feliz por poder devolver a praça revitalizada. “Principalmente por ser um espaço tão simbólico e importante para a cidade do Gama”, ressaltou.
Os serviços incluíram calçamento em bloquete intertravado, revitalização do coreto, construção de rampas de acessibilidade e instalação de lixeiras. O lugar, que fica em frente ao Cine Itapoã, vai contribuir para movimentar a cultura local, além de fomentar a economia da cidade.
“Essa era uma área que estava degradada. E o espaço degradado acaba sendo utilizado para outras finalidades, que não são finalidades adequadas, como o uso de droga. E esse espaço volta a ser para as crianças, com um parquinho revitalizado, um espaço para a cultura local e a prática do lazer”, comemorou Rollemberg, que estava acompanhado da esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg.
A reforma foi feita pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), com recursos de emenda parlamentar do deputado distrital Chico Leite (Rede).
Antes de reinaugurar a praça, o governador aproveitou para visitar, na DF-290, as obras da ciclovia que liga Valparaíso (GO) a Santa Maria e ao Gama. O trabalho está em fase final, com previsão de entrega ainda neste ano.
“Esse é mais um investimento em ciclovia feito pelo governo de Brasília. Estamos construindo um local para prática de esporte e para o deslocamento da população”, disse Rollemberg.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), responsável pelo serviço, a ciclovia terá 5,2 quilômetros.
Acompanhado da administradora regional do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, Rodrigo Rollemberg também vistoriou a obra na ponte sob o Ribeirão Alagado, que liga a BR-040 e a BR-060. A travessia é conhecida pelos moradores como “Ponte da Prainha”.
O local precisou ser interditado pelo DER-DF em novembro de 2015, quando uma chuva prejudicou a estrutura.
De acordo com o engenheiro do DER Bruno Almeida, a chuva foi um agravante, mas não o principal motivo. A galeria que passava por baixo da pista era antiga e não suportou a quantidade de água demandada pelo crescimento populacional.