Notibras

Rússia acusa EUA e aliados de empurrarem árabes para guerra

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou nesta segunda, 6, as potências ocidentais de empurrarem o Oriente Médio para uma guerra contra Israel. “Se o conflçito (entre Hamas e Israel) for ampliado, será o caos”, advertiu.

Lavrov salientou que, historicamente, tais “estratégias anglo-saxónicas” precipitaram ondas de terrorismo e forçaram a migração de inúmeros refugiados. “Neste momento, estamos testemunhando como os anglo-saxões estão literalmente empurrando os árabes e judeus para a beira de uma grande guerra”, disse.

Segyndo o chanceler russo, as consequências desta abordagem ocidental são evidentes na Ucrânia, no Iraque, na Líbia na Síria e agora na Faixa de Gaza. O resultado final, frisou, é a perda ou o enfraquecimento da condição de Estado nestes países.

“Outras consequências incluem um aumento do terrorismo e do extremismo, destinos humanos destruídos, famílias desfeitas e o afluxo maciço de refugiados”, observou Lavrov.

O principal diplomata russo sinalizou que os métodos utilizados pelos Estados Unidos e pelos seus aliados estão semeando o caos em várias regiões do mundo, alimentando conflitos entre países e povos, exacerbando tensões inter-religiosas e inter-étnicas.

Ainda segundo Lavrov, o Ocidente habituou-se a resolver os seus próprios problemas à custa dos outros e a explorar os recursos de outras pessoas e, contrariamente aos processos globais, espera governar o mundo interferindo nos assuntos internos dos Estados.

Sair da versão mobile