Russos e iranianos estão prestes a assinar um amplo tratado de cooperação nos campos político, econômico, espacial e tecnológico. O acordo também incluirá a área militar, com obrigações das partes de defesa mútua em caso de ataque de outro Estado.
O anúncio foi feito nesta quinta, 31, pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. “Um fator importante no fortalecimento das relações russo-iranianas será o tratado sobre parceria estratégica abrangente entre a Rússia e o Irã que está sendo preparado para assinatura em breve”, enfatizou o chefa da diplomacia moscovita.
Ainda segundo Lavrov, o tratado “confirmará o desejo das partes por uma cooperação mais estreita no campo da defesa e interação nos interesses da paz e segurança em nível regional e global”. A declaração foi dada na segunda Conferência Internacional de Minsk sobre Segurança Eurasiática.
Na semana passada, na cúpula do BRICS em Kazan, o presidente russo Vladimir Putin anunciou a iminente assinatura do tratado em uma reunião com seu colega Massoud Pezeshkian. O embaixador da República Islâmica na Rússia, Kazem Jalali, disse anteriormente que o documento seria assinado durante uma visita do presidente iraniano à Rússia.