Notibras

Rússia anuncia liberação de 271 atletas para participarem dos Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico Russo anunciou nesta quinta-feira (4), véspera da Cerimônia de Abertura, que 271 atletas do país já estão aptos a participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Outros competidores podem ser liberados nos próximos dias.

Em contrapartida, mais de 100 russos ou ainda não sabem se poderão atuar, ou já foram banidos da Rio-2016. Os casos estão relacionados ao escândalo de doping deflagrado nas últimas semanas. Toda a equipe de atletismo, por exemplo, foi excluída pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

No momento em que as denúncias de doping foram mais numerosas, a Rússia correu o risco de ficar fora de todas as modalidades da Rio-2016. A decisão de proibir apenas o atletismo foi do Comitê Olímpico Internacional (COI), que transferiu às federações internacionais de cada esporte a responsabilidade de admitir ou não os russos nos Jogos.

Em Londres-2012, a Rússia foi o quarto colocado no ranking de medalhas. O país conquistou 24 ouros e subiu em 82 pódios no total. A expectativa é de que os russos fiquem novamente entre os cinco países com mais medalhas nesta edição.

Sair da versão mobile