O presidente Vladimir Putin anunciou nesta quinta, 1, que a Rússia está criando novos sistemas de defesa em resposta à implantação pelos Estados Unidos de modelos semelhantes no seu território e em países aliados.
Em pronunciamento aos russos, ele disse que tentou dialogar com seu colega norte-americano Donald Trump sobre desarmamento, mas não obteve sucesso. Em consequência, enfatizou, não teve outra alternativa que não a de desenvolver o maior de todos os mísseis, sem limite de alcance.
De acordo com Putin, a produção militar dos EUA acabaria por tornar o arsenal nuclear da Rússia inútil. Para evitar uma derrota numa eventual guerra, o dirigente comunicou que Moscou fez a opção de reagir e desenvolver novas armas. Entre essas novas armas estaria um míssil balístico capaz de vencer qualquer obstáculo.
– A Rússia testou com sucesso um tipo de armamento completamente novo, e sem comparação no mundo. Trata-se do míssil Sarmat, equipado com ogivas nucleares. Além disso, a Rússia está desenvolvendo uma ogiva nuclear pequena o suficiente para ser transportada por mísseis de cruzeiro. Estamos prontos para nos defender e atacar. O que não aceitamos é provocação’, advertiu Putin.