A atividade militar da Otan na Europa Oriental, coladinha nas fronteiras russas, e na região do Mar Negro, visa preparar os aliados europeus para um potencial confronto com a Rússia, advertiu o Ministério das Relações Exteriores russo nesta quinta, 28.
“Essa atividade é de natureza provocativa, agrava a tensão militar ao longo do perímetro das nossas fronteiras e cria ameaças adicionais à segurança da Rússia. Tudo isto visa preparar os aliados do bloco para um potencial confronto com o nosso país. Vamos monitorar o que está acontecendo na Roménia, avaliar os riscos emergentes e levá-los em consideração durante o planeamento militar”, afirmou o ministério.
As autoridades romenas anunciaram anteriormente a sua disponibilidade de investir 2,7 bilhões de dólares na modernização da base aérea de Mihail Kogalniceanu, na área de Constanta. O local terá um acampamento militar, que acomodará as famílias de 10 mil militares, e há planos para a criação de infraestrutura urbana. As obras começaram na parte sul do futuro acampamento militar, onde estão sendo construídas estradas de acesso e uma poderosa rede elétrica.
O canal TVR Info informou que a modernização da base aérea permitirá transformá-la na maior base da Otan na Europa. As tropas dos EUA usam a base desde 1999.