Curta nossa página


Combates no ar

Rússia liquida quase totalidade da força aérea ucraniana

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Divulgação

A Russa destruiu cinco aviões de guerra ucranianos nas últimas 24 horas, segundo um comunicado oficial do Ministério da Defesa. Isso inclui quatro jatos Sukhoi Su-24 e um caça Sukhoi Su-27. Com essas novas baixas, a Ucrânia fica praticamente sem condições de usar sua força aérea, cada vez mais danificada.

“Os sistemas de aviação e defesa aérea das Forças Aeroespaciais Russas derrubaram quatro aeronaves Su-24 da Força Aérea Ucraniana sobre a região de Chernigov na noite passada – duas delas perto do assentamento de Repka e mais duas perto de Gorodnya. Outro foi abatido perto de Kramatorsk, região de Donetsk”, disse o porta-voz militar Igor Konashenkov na manhã desta segunda, 28 (madrugada no Brasil).

Ele também observou que as tropas russas derrubaram 5 foguetes Smerch na região de Kherson. Desde o início da operação especial, as forças russas eliminaram um total de 303 drones ucranianos, 1.713 tanques, 170 lançadores de foguetes e 1.557 veículos militares.

A operação militar especial na Ucrânia foi lançada em 24 de fevereiro, após um apelo de Donetsk e Lugansk, que sofrem com uma guerra de oito anos travada contra eles por Kiev.

O Ministério da Defesa russo enfatizou que a operação visa apenas a infraestrutura militar da Ucrânia e observou que Moscou não tem intenção de ocupar a Ucrânia. O presidente Vladimir Putin observou que o objetivo da Rússia era proteger o povo de Donbass e que a operação visa a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.