Os primeiros testes dos drones submarinos movidos a energia nuclear e com capacidade para transportar armas nucleares já estão em andamento na Rússia. Denominadas Poseidon, essas novas armas terão de imediato, como principal alvo, instalações estratégicas da Ucrânia.
O almirante Nikolai Evmenov, comandante-em-chefe da marinha russa, disse que o submarino Belgorod projetado para transportar Poseidons entrará em serviço na Marinha Russa em até 45 dias. “Testes do próprio Poseidon estão programados para este mês”, afirmou.
O funcionamento das unidades reatores do Poseidon será testado primeiro durante os ensaios, frisou o almirante. Ele acrescentou que as unidades já passaram por testes de bancada, tendo sido confirmada a segurança e prontidão para o seu funcionamento.
“As próprias unidades do reator Poseidon estão prontas: elas foram testadas nos estandes e seu desempenho e segurança foram confirmados. Elas estão prontas para funcionar como pretendido”, acrescentou
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou pela primeira vez o desenvolvimento de drones Poseidon durante seu discurso ao parlamento russo em 2018. Ele disse que esses drones marítimos podem ser equipados com armas convencionais e nucleares, o que lhes permite atingir uma ampla gama de alvos, incluindo grupos de porta-aviões, fortificações costeiras e infraestrutura.