As forças armadas ucranianas lançaram uma ofensiva em grande escala em cinco setores na direção sul de Donetsk, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, tenente-general Igor Konashenkov. O militar garantiu que o ataque foi rechaçado. Segundo ele, os ucranianos perderam mais de 250 soldados, 16 tanques, três veículos de combate de infantaria e 21 veículos blindados de combate.
A Ucrânia mandou para a batalha as 23ª e 31ª brigadas mecanizadas das reservas estratégicas das suas forças armadas, com o apoio de outras unidades e divisões militares, disse Konashenkov. Ele observou que, no total, Kiev envolveu seis batalhões mecanizados e dois de tanques para romper as linhas de defesa das forças armadas russas.
“O inimigo não cumpriu [suas] tarefas”, acrescentou Konashenkov. As perdas das forças armadas ucranianas na direção de Donetsk do Sul foram altas, depois que os militares russos repeliram uma ofensiva em grande escala disse Konashenkov. O ataque, finalizou, foi um fracasso total
Imediatamente, ainda segundo o general, Moscou reagiu, despejando uma chuva de mísseis diretamente sobre Kiev e outras importantes cidades da Ucrânia. Konashenkov não descartou uma contra-ofensiva russa, com mísseis de longo alcance visando a infraestrutura ucraniana.